Graphogame: vale a pena usar como recurso pedagógico?

 


O Graphogame é uma das apostas do Governo Federal para contribuir na erradicação do analfabetismo em nosso país. É um software simples, bastante intuitivo e com diversos recursos de gamificação que auxiliam no processo de aprendizagem voltados para a alfabetização de crianças de 4 a 9 anos, porém que necessita de uma análise técnica-pedagógica para que possa ser melhor explorado por parte de nossas escolas.

Este software foi desenvolvido por uma empresa finlandesa e exportado para diversos países e adaptado para diferentes idiomas. A princípio foi desenvolvido para atender crianças com problemas de dislexia e posteriormente adaptado para alfabetização.

No Brasil o software foi adaptado para o português pelo Instituto do Cérebro do Rio Grande so Sul que é ligado à PUC-RS ao custo de pouco mais de R$ 105.000,00, porém o Governo Federal gastou mais de 1 milhão em campanhas de divulgação do software junto à comunidade escolar de todo o país. Os custos, a princípio não parecem altos para um aplicativo que está sendo utilizado pela maioria das escolas públicas do país, porém os objetivos propostos inicialmente ainda estão longe de serem alcançados.

Este aplicativo está estruturado a partir do método fônico de alfabetização e, embora tenha um visual bastante atrativo, se baseia na memorização e repetição de consoantes e vogais e isso leva a uma grande quantidade de críticas por parte de muitos especialistas da área, pois não leva em conta uma aprendizagem contextualizada com o ambiente local e isso fica claro nos personagens (avatares) que fazem parte do aplicativo: são brancos, cabelos lisos e não revestem a cultura local.

As consequências de um ensino descontextualizado irão se refletir no pensamento do futuro cidadão adulto que dificilmente irá se posicionar criticamente sobre assuntos relevantes à cultura local.

O Graphogame deve ser utilizado como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e não como único modelo a ser seguido por professores. Neste sentido, os professores devem estar em constante acompanhamento junto aos alunos no sentido de explorar o valor pedagógico da ferramenta.

O ideal é conhecer os recursos e as funções do aplicativo e as possibilidades pedagógicas de sua utilização. Neste sentido iremos disponibilizar uma série de postagens e vídeos sobre o uso pedagógico desta ferramenta.

Para baixar e conhecer mais sobre o Graphogame acesse https://alfabetizacao.mec.gov.br/grapho-game.


Wadson Benfica

Olá! Sou Wadson Benfica, professor e produtor de conteúdo para a web voltados para área educacional.

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem