Importância de ler para crianças

 


    Nos filmes americanos sempre nos deparamos com a cena de pais lendo para os filhos, quando estes vão dormir. Acredito que lá seja mais comum este hábito. Aqui no Brasil não é tão comum assim.
     É importante 
ler para os filhos?
     As crianças aprendem muito rápido. Pesquisas mostram que até três anos de vida, o desenvolvimento de vida, o desenvolvimento do cérebro ocorre num ritmo bem acelerado.
     O ler, o cantar e o demonstrar carinho é indispensável para o desenvolvimento saudável da criança. Mas, de acordo com estudos apenas cerca da metade dos pais, com crianças entre 2 e 8 anos, lê diariamente para elas.
     Se você quer fazer de seus filhos bons leitores, leia para eles especialmente nos anos pré-escolares. Quando alguém lê para as crianças, elas aprendem bem cedo que as letras da página impressa correspondem às palavras faladas, além de familializarem-se com a linguagem dos livros. Toda vez que lemos para uma criança, o cérebro dela receba uma mensagem de "prazer". Pode até chamar isso de comercial, diz um livro sobre ler em voz alta. Os pais que dão esse estímulo aos filhos os ensinam a ter gosto pela leitura por toda a vida, além de proporcionar-lhes o conhecimento a respeito de pessoas, lugares e coisas. Sem gastar, elas podem viajar pelo mundo por meio das páginas dos livros.
     Quando os pais reservam tempo para segurar o filho no colo e ler para ele, a mensagem que passam é clara: "Eu amo você", criando assim uma base sólida para um relacionamento achegado, onde não faltem confiança, respeito mútuo e compreensão.
     Nossas crianças precisam mais do que nunca, nutrir a mente com coisas saudáveis. Os pais são os que estão em melhores condições a exercer uma influência positiva e saudável.
     Expor às crianças as sentenças complexas e bem estruturadas dos livros pode ser uma forma positiva de ensiná-las a se expressar bem, tanto ao falar como ao escrever. Dorothy Butler, autora do livro "Os bebês precisam dos livros", diz: "A capacidade de raciocínio da pessoa dependerá da qualidade de sua linguagem é, de fato, o fator mais importante no aprendizado e no desenvolvimento intelectual".
     Ler livros adequados pode também reforçar bons princípios de moral e valores. Sem dúvida ler para as crianças pode instruir tanto a mente como o coração.
     Leia sem pressionar a criança, mantendo uma atmosfera descontraída, informal e agradável. Pais perpicazes sabem quando parar de ler.
     Para tornar a leitura interessante, não basta apenas ler as palavras em voz alta, mas criar expectativas antes de virar a página de um livro com gravuras. Leia de acordo com o ritmo exigido pelo texto. O proveito é maior quando a criança participa da leitura. Pare a determinados intervalos e faça perguntas que exijam que a criança formule uma resposta. Ajude-a a ampliar a resposta oferecendo-lhe outras possibilidades.
     Seja seletivo na escolha dos livros. Isso exige um certo esforço de sua parte. Escolha os que transmitem uma mensagem positiva ou inistrutiva e uma lição de moral. Preste atenção à capa, às gravuras e ao estilo em geral. Esta é a primeira leitura.
     Assim, faça a experiência e comece a ler para seu filho, quando este ainda for bebê; espere que ele se acalme antes de começar a ler; leia histórias de que vocês dois gostem; leia com assiduidade e sentimento e faça perguntas para envolver a criança.
     Depois é só esperar para ver os resultados benéficos.

     Lembramo-nos: Realmente o que ajudamos os filhos a amar é mais importante do que as informações que lhes passamos.


Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro,
Professora da Universidade Estadual do Ceará
Quixadá - CE.

Original extraído do antigo Jornal Mundo Jovem

Wadson Benfica

Olá! Sou Wadson Benfica, professor e produtor de conteúdo para a web voltados para área educacional.

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem