Contos pedagógicos: O lugar mais importante da escola



No conto de hoje trago um tema que deve ser motivo de reflexão para aqueles que trabalham em instituições de ensino que é a utilização dos espaços da escola além da sala de aula.

O lugar mais importante da escola

Era uma vez uma escola onde houve uma grande discussão sobre qual seria o lugar mais importante. Cada ambiente da escola queria provar que era o mais importante para a aprendizagem dos alunos.

O laboratório de informática argumentou que era o lugar mais importante porque ali os alunos aprendiam sobre tecnologia e desenvolviam habilidades importantes para o mundo moderno. O laboratório de ciências argumentou que era o lugar mais importante porque ali os alunos aprendiam sobre o mundo natural e desenvolviam a capacidade de pensar criticamente e solucionar problemas.

A cantina argumentou que era o lugar mais importante porque ali os alunos podiam se alimentar corretamente e ter energia para serem produtivos durante o dia. A sala de aula argumentou que era o lugar mais importante porque ali os alunos aprendiam diretamente com os professores e desenvolviam conhecimentos básicos.

A quadra argumentou que era o lugar mais importante porque ali os alunos podiam praticar exercícios físicos e desenvolver habilidades motoras. A biblioteca argumentou que era o lugar mais importante porque ali os alunos podiam ter acesso a uma grande variedade de livros e desenvolver o hábito da leitura. A sala de mídias argumentou que era o lugar mais importante porque ali os alunos podiam ter acesso a informações e notícias de todo o mundo e desenvolver o senso crítico.

Depois de muita discussão, todos chegaram a uma conclusão: todos os ambientes da escola eram importantes para a aprendizagem dos alunos, pois contribuíam para que os alunos pudessem ter uma educação completa e bem-sucedida.

 

Autor: Wadson Benfica

 

Sugestão de atividades pedagógicas

  1. Debate em grupo sobre qual ambiente da escola é o mais importante e por quê
  2. Pesquisa sobre as características e funções de cada ambiente da escola
  3. Elaboração de textos argumentativos defendendo a importância de um determinado ambiente da escola
  4. Produção de um mapa mental ilustrando as funções de cada ambiente da escola
  5. Criação de uma apresentação em powerpoint sobre os ambientes da escola e suas funções
  6. Realização de uma pesquisa de campo, entrevistando professores e alunos sobre a importância de cada ambiente da escola para a aprendizagem
  7. Organização de uma exposição com materiais e informações sobre os ambientes da escola e suas funções.
  8. Quais os outros espaços que poderiam ser utilizados na escola de forma pedagógica além da sala de aula?


Wadson Benfica

Olá! Sou Wadson Benfica, professor e produtor de conteúdo para a web voltados para área educacional.

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem