Como tratar o autismo dentro do ambiente escolar: conceitos e sugestões de atividades

 


 Olá, sou o professor Wadson Benfica e hoje trago um assunto que tem se tornado cada vez mais comum dentro do ambiente escolar da maioria das escolas localizadas em nosso país. 

Embora não seja minha especialidade, resolvi abordar e pesquisar este tema para ajudar aos leitores, professores e educadores que acompanham este blog a nortear ações a partir de algumas sugestões pedagógicas para lidar com este tema.


Definição de autismo

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a forma como as pessoas se comunicam e interagem socialmente. As pessoas com autismo podem ter dificuldades para se comunicar verbalmente e não-verbalmente, para compreender as intenções e emoções das outras pessoas e para estabelecer e manter relacionamentos sociais. Elas também podem ter interesses restritos e comportamentos repetitivos, e podem ser sensíveis a estímulos sensoriais, como barulhos ou luzes.

Outro fator é que o autismo é um transtorno complexo e pode afetar as pessoas de maneira diferente. Algumas pessoas com autismo têm dificuldades significativas na comunicação e interação social, enquanto outras podem ter habilidades sociais e de comunicação mais desenvolvidas. O autismo é um espectro de transtornos, o que significa que existem diferentes níveis de severidade e que as pessoas podem ter sintomas diferentes.

Geralmente o autismo é diagnosticado na infância e pode ser tratado com intervenções precoces, como terapia comportamental e intervenção precoce, que podem ajudar as pessoas a desenvolver habilidades sociais e de comunicação. Enquanto o autismo é um transtorno permanente, o tratamento e o apoio adequados podem ajudar as pessoas com autismo a ter uma vida plena e produtiva.


Autismo na escola

Existem várias maneiras de trabalhar a questão do autismo na escola, dependendo da idade da criança, dos sintomas e das necessidades específicas. Algumas dicas gerais incluem:

Converse com os profissionais de saúde e os pais: 

É importante trabalhar em conjunto com os profissionais de saúde e os pais para entender as necessidades e os sintomas da criança com autismo e criar um plano de tratamento e apoio apropriado.

Ofereça um ambiente de apoio: 

Crie um ambiente de aprendizagem acolhedor e estruturado que seja sensível às necessidades da criança com autismo. Isso pode incluir um espaço tranquilo para se retirar quando necessário, rotinas e estrutura consistentes e recursos visuais para ajudar a organizar o dia.

Forneça apoio de comunicação

As pessoas com autismo podem ter dificuldades de comunicação e interação social. Oferecer apoio de comunicação, como usar recursos visuais, pode ajudar a criança a se expressar e a se comunicar com os outros.

Ensine habilidades sociais: 

As pessoas com autismo podem ter dificuldades para estabelecer e manter relacionamentos sociais. Ensine habilidades sociais, como como cumprimentar os outros, compartilhar brinquedos e seguir regras, para ajudar a criança a se relacionar com os colegas.

Seja paciente e compreensivo: 

As crianças com autismo podem ter comportamentos ou sintomas que possam ser desafiadores. Mantenha a paciência e a compreensão e trabalhe em conjunto com os profissionais de saúde e os pais para gerenciar esses comportamentos e ajudar a criança a ter sucesso na escola.

Ofereça reforço positivo

As crianças com autismo podem responder bem ao reforço positivo, como elogios, stickers ou brindes, para incentivar o comportamento desejado.

Forneça adaptações: 

As crianças com autismo podem precisar de adaptações nas tarefas e atividades da escola para ajudá-las a ter sucesso. Isso pode incluir ajustes na carga de trabalho, uso de recursos visuais ou uso de tecnologia assistiva.

Ofereça apoio de ensino: 

As crianças com autismo podem precisar de apoio de ensino adicional para acompanhar o ritmo da turma. Isso pode incluir aulas de reforço ou trabalho em grupos pequenos com um professor ou auxiliar de ensino.

Envolva os pais: 

Envolva os pais na educação da criança com autismo e trabalhe em conjunto para criar um plano de apoio e tratamento eficaz. Mantenha os pais informados sobre o progresso da criança e trabalhe em conjunto para resolver quaisquer questões ou preocupações.

Envolva a comunidade: 

Envolva a comunidade na educação da criança com autismo e trabalhe em conjunto para promover a compreensão e o apoio ao autismo. Isso pode incluir atividades como palestras, eventos ou campanhas de conscientização para promover a compreensão e o apoio ao autismo. Além disso, é importante trabalhar com a comunidade para criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todas as crianças, independentemente de qualquer necessidade especial que possam ter.


Propostas de atividades

Abaixo deixo algumas sugestões de atividades com exemplos que podem ser trabalhadas com alunos autistas dentro do ambiente escolar.

Atividades visuais: 

As crianças com autismo podem se beneficiar de atividades que envolvam elementos visuais, como imagens, tabelas, gráficos ou desenhos. Isso pode ajudar a organizar o pensamento e a compreensão da criança.


1. Montagem de quebra-cabeça:

  • Passe as imagens de um quebra-cabeça para cartões de papel ou papelão.
  • Disponha os cartões em uma pilha e peça para a criança escolher um cartão e tentar encontrar o lugar correto para ele no quebra-cabeça.
  • Caso a criança tenha dificuldade em encontrar o lugar correto, você pode ajudá-la a comparar o cartão com as outras peças já encaixadas e a encontrar o lugar mais parecido.

2. Organização de objetos:

  • Escolha uma série de objetos de diferentes formas e tamanhos (por exemplo, uma bola, uma caixa, uma garrafa).
  • Disponha os objetos em uma tabela ou quadro e peça para a criança organizá-los de acordo com uma característica (por exemplo, tamanho ou forma).
  • Você também pode usar etiquetas ou imagens para ajudar a criança a entender o que deve ser feito.

Atividades sensoriais: 

As crianças com autismo podem ter dificuldades em processar informações sensoriais. Atividades que envolvam a exploração de diferentes texturas, formas ou sons podem ajudar a desenvolver as habilidades sensoriais da criança.

1. Exploração de texturas:

  • Reúna uma série de materiais de diferentes texturas (por exemplo, papel, tecido, plástico, areia).
  • Peça para a criança tocar e explorar os materiais com as mãos e descrever como eles se sentem.
  • Você também pode adicionar elementos sensoriais, como cheiros ou sons, para enriquecer a atividade.

2. Jogo de encaixe:

  • Reúna uma série de objetos de diferentes formas e tamanhos (por exemplo, uma caixa redonda, uma tampa quadrada).
  • Disponha os objetos em uma superfície e peça para a criança tentar encaixá-los uns nos outros, como um quebra-cabeça.
  • Você também pode usar formas de madeira ou plástico para criar uma versão mais durável do jogo.

Atividades de imitação: 

As crianças com autismo podem ter dificuldades para imitar comportamentos e ações. Atividades que envolvam imitação, como brincar de boneca ou fazer atividades com massinha, podem ajudar a desenvolver essas habilidades.

1. Brincar de boneca:

  • Reúna uma boneca ou boneco e alguns acessórios (por exemplo, roupas, comida, brinquedos).
  • Peça para a criança imitar ações e comportamentos que você demonstra (por exemplo, dar comida para a boneca, vestir a boneca, brincar com a boneca).
  • Você também pode fazer perguntas e incentivar a criança a se expressar e a se comunicar enquanto brinca.

2. Atividades de massinha:

  • Reúna uma massinha e alguns utensílios (por exemplo, formas, rolos, cortadores).
  • Peça para a criança imitar ações e comportamentos que você demonstra (por exemplo, modelar um animal, fazer uma casa).
  • Você também pode incentivar a criança a criar e a se expressar livremente com a massinha.


Atividades de rotina:

As crianças com autismo podem se beneficiar de rotinas e estrutura consistentes. Atividades que envolvam rotinas diárias, como escovar os dentes ou se vestir, podem ajudar a desenvolver habilidades de autonomia e independência.

1. Escovar os dentes:

  • Reúna uma escova de dentes e pasta de dente.
  • Demonstre para a criança como escovar os dentes, passo a passo.
  • Peça para a criança imitar a escovação enquanto você supervisiona e dá instruções.
  • Você também pode usar imagens ou uma lista de passos para ajudar a criança a se lembrar do que deve ser feito.

2. Vestir-se:

  • Reúna roupas e calçados apropriados para a criança.
  • Demonstre para a criança como vestir-se, passo a passo.
  • Peça para a criança imitar o processo enquanto você supervisiona e dá instruções.
  • Você também pode usar imagens ou uma lista de passos para ajudar a criança a se lembrar do que deve ser feito.

3. Preparar uma refeição:

  • Reúna ingredientes e utensílios simples para uma refeição (por exemplo, pão, manteiga, fatias de queijo).
  • Demonstre para a criança como preparar a refeição, passo a passo.
  • Peça para a criança imitar o processo enquanto você supervisiona e dá instruções.
  • Você também pode usar imagens ou uma lista de passos para ajudar a criança a se lembrar do que deve ser feito.


Atividade de jogo:


O jogo pode ser uma maneira eficaz de ensinar novas habilidades e estimular o pensamento lógico e a criatividade. Atividades que envolvam jogos simples, como dominó ou construção com blocos, podem ser uma maneira divertida de trabalhar com crianças com autismo.

1. Dominó:

  • Reúna um conjunto de dominós ou faça seu próprio conjunto usando cartões ou pedaços de papelão.
  • Mostre para a criança como jogar dominó, colocando um número de peças lado a lado e tentando encontrar uma peça que tenha o mesmo número do outro lado.
  • Você também pode adaptar o jogo de acordo com o nível de habilidade da criança, adicionando mais peças ou usando números mais complexos à medida que a criança se aperfeiçoa.

2. Construção com blocos:

  • Reúna um conjunto de blocos ou brinquedos de construção (por exemplo, Lego, Mega Bloks).
  • Mostre para a criança como construir diferentes estruturas, encaixando os blocos um no outro.
  • Você também pode incentivar a criança a criar e a se expressar livremente com os blocos.

3. Jogo de memória:

  • Reúna um conjunto de cartões ou fotografias e disponha-os em uma superfície com a face para baixo.
  • Peça para a criança virar duas cartas de cada vez e tentar encontrar combinações iguais.
  • Você também pode adaptar o jogo de memória de acordo com o nível de habilidade da criança, adicionando mais cartões ou usando imagens mais complexas à medida que a criança se aperfeiçoa.

4. Jogo de correspondência:

  • Reúna um conjunto de imagens ou objetos de pares (por exemplo, sapatos, chaves, luvas).
  • Disponha as imagens ou objetos em uma superfície e peça para a criança tentar encontrar os pares correspondentes.
  • Você também pode adaptar o jogo de acordo com o nível de habilidade da criança, adicionando mais pares ou usando imagens ou objetos mais complexos à medida que a criança se aperfeiçoa.

5. Jogo de lógica:

  • Reúna um conjunto de quebra-cabeças ou jogos de lógica simples (por exemplo, Sudoku, quebra-cabeça de tangram).
  • Mostre para a criança como jogar e incentive-a a tentar resolver os desafios por conta própria.
  • Você também pode adaptar o nível de dificuldade dos jogos de acordo com o progresso da criança.


Conclusão

Em resumo, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a forma como as pessoas se comunicam e interagem socialmente. As pessoas com autismo podem ter dificuldades para se comunicar e interagir com os outros, compreender as intenções e emoções das outras pessoas e estabelecer e manter relacionamentos sociais. Elas também podem ter interesses restritos e comportamentos repetitivos, e podem ser sensíveis a estímulos sensoriais. O autismo é um transtorno complexo e pode afetar as pessoas de maneira diferente, mas o tratamento e o apoio adequados podem ajudar as pessoas com autismo a ter uma vida plena e produtiva. Na escola, é importante trabalhar em conjunto com os profissionais de saúde, os pais e a comunidade para criar um ambiente de apoio e inclusivo e fornecer adaptações, apoio de comunicação e ensino e reforço positivo para ajudar as crianças com autismo a ter sucesso.


Referências bibliográficas

American Psychiatric Association. (2013). Manual de diagnóstico e estatística de transtornos mentais (DSM-5). Porto Alegre: Artmed.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Autismo: Guia para o profissional de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Fernandes, T. A., & Gabbard, C. (2013). O transtorno do espectro autista na criança e no adolescente: Diagnóstico, avaliação e intervenção. Porto Alegre: Artmed.

Sousa, F. S., & Oliveira, M. A. (2016). Tratamento cognitivo-comportamental do transtorno do espectro autista: Abordagens baseadas em evidências. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Vismara, L. A., & Rogers, S. J. (2012). Intervenção precoce para o transtorno do espectro autista: Abordagens baseadas em evidências. Porto Alegre: Artmed.


Wadson Benfica

Olá! Sou Wadson Benfica, professor e produtor de conteúdo para a web voltados para área educacional.

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