Habilidade 5N1.2 do Eixo números do 5º ano de Matemática

Dando continuidade à nossa série sobre o SAEB, hoje apresentamos um artigo sobre como trabalhar a habilidade 5n1.2 que pertence ao Eixo do conhecimento Números da disciplina de Matemática para o 5º ano do ensino fundamental

HABILIDADE? 5N1;2

Identificar a ordem ocupada por um algarismo ou seu valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 6 ordens.

Roteiro de ensino

A habilidade de identificar a ordem ocupada por um algarismo em um número natural e seu valor posicional (ou valor relativo) é uma habilidade matemática fundamental que permite aos alunos compreender a estrutura dos números e realizar operações matemáticas com eficiência. Neste tutorial, apresentaremos algumas estratégias e atividades que os professores do 5º ano do ensino fundamental I podem usar para ensinar aos alunos a identificar a ordem ocupada por um algarismo e seu valor posicional em um número natural de até 6 ordens.

O que é valor posicional?

Antes de começar, é importante que os alunos entendam o que é valor posicional. O valor posicional de um algarismo em um número determina sua posição e influência no valor total do número. Por exemplo, em um número como 236, o valor posicional do algarismo 2 é 200, enquanto o valor posicional do algarismo 6 é 6 x 1 = 6 e o valor posicional do 3 é 3 x 10 = 30.

Neste sentido o 2 ocupa a casa das centenas, o 3 ocupa a casa das dezenas e o 6 ocupa a casa das unidades.

Estratégias para ensinar valor posicional

1.         Uso de material manipulativo

O uso de material manipulativo é uma estratégia eficaz para ensinar valor posicional. Os alunos podem usar blocos de base 10, palitos ou outros objetos manipuláveis para construir números e identificar o valor posicional de cada algarismo.

Por exemplo, para mostrar o valor posicional de cada algarismo em um número como 385, os alunos podem usar blocos de base 10 para mostrar que o algarismo 5 representa 5 unidades, o algarismo 8 representa 8 dezenas e o algarismo 3 representa 3 centenas.

2.         Uso de jogos educativos

Jogos educativos são uma maneira divertida e interativa de ensinar valor posicional. Jogos como "Batalha dos Números", "Quem tem mais valor?" e "Jogo das centenas" permitem que os alunos pratiquem a identificação de valor posicional enquanto se divertem.

Por exemplo, em "Quem tem mais valor?", os alunos recebem um número de três algarismos e devem criar o maior número possível usando os algarismos dados. Isso ajuda os alunos a entender que o valor posicional de cada algarismo afeta o valor total do número.

Atividades práticas para identificar a ordem ocupada por um algarismo

1.         Jogo da forca

O jogo da forca é uma atividade prática que ajuda os alunos a identificar a ordem ocupada por um algarismo em um número. Nesta atividade, os alunos recebem um número e devem identificar a ordem ocupada por um algarismo específico.

Por exemplo, se o número é 2758 e o algarismo escolhido é 7, os alunos devem identificar que o algarismo 7 ocupa a terceira ordem.

2.         Jogo de tabuleiro

Um jogo de tabuleiro é uma atividade divertida que pode ser usada para ensinar aos alunos a identificação da ordem ocupada por um algarismo. Neste jogo, os alunos rolam um dado e devem identificar a ordem ocupada por um algarismo específico em um número que corresponde ao número do dado.

Por exemplo, se o número é 8342 e o dado mostra o número 3, os alunos devem identificar que o algarismo 3 ocupa a terceira ordem no número.

3.         Cartazes de números

Os cartazes de números são uma atividade prática que permite que os alunos visualizem e identifiquem a ordem ocupada por cada algarismo em um número. Os professores podem criar cartazes com números de até seis ordens e pedir aos alunos que circulem ou destaquem os algarismos em determinada ordem.

Por exemplo, em um cartaz com o número 463, os alunos podem ser solicitados a identificar o algarismo na segunda ordem e, em seguida, circulá-lo ou destacá-lo.

A habilidade de identificar a ordem ocupada por um algarismo e seu valor posicional é uma habilidade fundamental para a matemática no ensino fundamental I. Com as estratégias e atividades apresentadas neste tutorial, os professores podem ensinar aos alunos de forma prática e interativa, permitindo que eles compreendam a estrutura dos números e realizem operações matemáticas com eficiência. Além disso, o uso de material manipulativo e jogos educativos ajudará a tornar o aprendizado mais divertido e significativo para os alunos.