SAEB 2023 Eixo I Matemática - Espaço e Forma: Preparando os Alunos através de Atividades Dinâmicas

 

A Matemática é uma disciplina fundamental no currículo escolar, e seu estudo é essencial para o desenvolvimento de habilidades lógicas, espaciais e analíticas dos estudantes. Com a proximidade das avaliações do SAEB 2023, é importante que as escolas adotem estratégias dinâmicas e interativas para envolver os alunos na aprendizagem dos conteúdos propostos, especialmente no Eixo I - Espaço e Forma. Neste artigo, apresentaremos um plano de ação com sugestões de atividades para trabalhar cada um dos descritores desse eixo, visando preparar os estudantes de maneira efetiva para o SAEB 2023.

D1 - Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas:

  1. Atividade: Caça ao Tesouro Geométrico
    • Divida a turma em grupos e forneça mapas de uma área específica da escola.
    • Os alunos devem seguir as coordenadas no mapa para encontrar objetos previamente escondidos.
    • Após a atividade, discuta as estratégias utilizadas pelos grupos e as dificuldades encontradas durante a localização dos objetos.
  2. Atividade: Construindo uma Cidade
    • Peça aos alunos que criem uma cidade em miniatura utilizando papel, cartolina e outros materiais.
    • Eles devem incluir diferentes construções, como casas, escolas, parques e lojas, e identificar sua localização em um mapa.
    • Em seguida, os alunos apresentam suas cidades e explicam as escolhas feitas, destacando a importância da localização e movimentação das construções.
  3. Atividade: Viajando pelo Mundo
    • Solicite aos alunos que pesquisem diferentes mapas e croquis de países ou continentes específicos.
    • Eles devem identificar pontos de interesse, como monumentos históricos, capitais, rios e montanhas, relacionando-os às suas respectivas localizações.
    • Em seguida, os alunos compartilham suas descobertas em uma apresentação, promovendo a compreensão da importância da representação gráfica na localização de objetos.

D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações:

  1. Atividade: Construindo Poliedros
    • Divida os alunos em grupos e forneça palitos de sorvete e massinha de modelar.
    • Os grupos devem construir diferentes poliedros, como cubos, prismas e pirâmides, utilizando os materiais disponíveis.
    • Em seguida, eles devem relacionar as figuras tridimensionais construídas com suas respectivas planificações, explorando suas propriedades e diferenças.
  2. Atividade: Descobrindo Corpos Redondos
    • Organize uma visita a um parque ou local que possua esculturas ou monumentos em formato de corpos redondos, como esferas e cilindros.
    • Os alunos devem observar e registrar as características dessas figuras tridimensionais, como número de faces, arestas e vértices.
    • Em sala de aula, discuta as semelhanças e diferenças entre os poliedros e os corpos redondos, relacionando-os às suas planificações correspondentes.
    • Atividade: Planificando e Construindo
    • Distribua modelos de figuras tridimensionais planificadas para cada aluno.
    • Os alunos devem reconstruir as figuras originais a partir das planificações, utilizando papel cartão ou E.V.A.
    • Durante a atividade, estimule a discussão sobre as propriedades dos poliedros e corpos redondos, destacando as transformações necessárias para reconstruí-los.

D3 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos:

  1. Atividade: Explorando Polígonos
    • Forneça aos alunos diferentes polígonos recortados em papel ou cartolina.
    • Peça que classifiquem os polígonos pelo número de lados e identifiquem suas características comuns e diferenças.
    • Os alunos podem criar um mural exibindo os polígonos classificados, estimulando a compreensão das propriedades dessas figuras.
  2. Atividade: Passeio Geométrico
    • Organize uma atividade ao ar livre, na qual os alunos devem identificar figuras bidimensionais presentes no ambiente escolar ou na comunidade.
    • Eles devem registrar o número de lados e os tipos de ângulos de cada figura encontrada.
    • Em sala de aula, os alunos compartilham suas descobertas e realizam comparações entre as figuras identificadas.
  3. Atividade: Quebra-cabeça dos Ângulos
    • Crie um jogo de quebra-cabeça com diferentes figuras que possuam ângulos agudos, obtusos, retos e retângulos.
    • Os alunos devem montar o quebra-cabeça e identificar os tipos de ângulos presentes em cada figura.
    • Promova a discussão sobre as características dos ângulos e suas relações com as figuras bidimensionais.

D4 - Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares):

  1. Atividade: Explorando Quadriláteros
    • Entregue aos alunos recortes de quadriláteros em papel ou cartolina.
    • Eles devem identificar e classificar os quadriláteros quanto às posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
    • Os alunos podem criar uma galeria de quadriláteros classificados, promovendo a visualização e compreensão dessas posições relativas.
  2. Atividade: Conectando Pontos
    • Solicite aos alunos que escolham aleatoriamente quatro pontos em uma folha de papel e os conectem para formar um quadrilátero.
    • Em seguida, eles devem analisar as posições relativas entre os lados do quadrilátero e identificar se são paralelos, concorrentes ou perpendiculares.
    • Os alunos podem compartilhar seus quadriláteros e discutir as diferentes configurações e posições relativas encontradas.

3.     Atividade: Quebra-cabeça dos Quadriláteros

    • Crie um jogo de quebra-cabeça com peças representando diferentes quadriláteros.
    • Os alunos devem montar o quebra-cabeça, observando as posições relativas entre os lados das peças para formar quadriláteros corretos.
    • Promova a discussão sobre as características dos quadriláteros e as posições relativas de seus lados.

 D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas:

  1. Atividade: Ampliação e Redução com Malhas Quadriculadas
    • Forneça aos alunos figuras poligonais desenhadas em malhas quadriculadas.
    • Os alunos devem ampliar ou reduzir as figuras, mantendo as proporções dos lados.
    • Durante a atividade, discuta as mudanças nas medidas dos lados, perímetro e área das figuras, destacando a conservação ou modificação das medidas.
  2. Atividade: Construindo um Mapa Ampliado
    • Peça aos alunos que escolham um mapa de uma cidade ou região e o ampliem em uma escala determinada.
    • Eles devem utilizar malhas quadriculadas para fazer a ampliação, observando as proporções e as mudanças nas medidas dos lados e do perímetro.
    • Os alunos apresentam seus mapas ampliados, explicando as modificações feitas nas medidas e as implicações disso na representação gráfica.
  3. Atividade: Investigando Áreas
    • Forneça aos alunos figuras poligonais em malhas quadriculadas, com algumas áreas já preenchidas.
    • Os alunos devem determinar as áreas faltantes, considerando ampliação ou redução das figuras.
    • Durante a atividade, estimule a discussão sobre as mudanças nas áreas das figuras e as estratégias utilizadas para calcular as áreas faltantes.

Conclusão:

Ao adotar atividades dinâmicas e envolventes para trabalhar o Eixo I - Espaço e Forma, os professores podem preparar os alunos de forma efetiva para o SAEB 2023. As sugestões de atividades apresentadas neste artigo visam desenvolver habilidades de localização, reconhecimento de propriedades, classificação e transformações geométricas. É essencial promover a participação ativa dos alunos, permitindo que eles experimentem, investiguem e discutam conceitos matemáticos de forma prática e significativa. Ao proporcionar esse ambiente de aprendizagem estimulante, as escolas estarão contribuindo para o desenvolvimento de competências matemáticas dos estudantes e preparando-os para alcançar bons resultados nas avaliações do SAEB.

Wadson Benfica

Olá! Sou Wadson Benfica, professor e produtor de conteúdo para a web voltados para área educacional.

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem