SAEB 2023 Eixo II Matemática 5º Ano - Grandezas e Medidas: Preparando os Alunos através de Atividades Dinâmicas

 

A compreensão de grandezas e medidas é fundamental no ensino da Matemática. Dominar esse conhecimento não apenas fortalece as habilidades matemáticas dos alunos, mas também os capacita a resolver problemas significativos no mundo real. Com o objetivo de preparar os estudantes para o SAEB 2023, é essencial adotar atividades dinâmicas e envolventes que estimulem seu pensamento crítico e resolução de problemas. Neste artigo, apresentaremos um plano de ação com sugestões de atividades para trabalhar cada um dos descritores do Eixo II - Grandezas e Medidas, visando preparar os alunos de maneira efetiva para o SAEB 2023.

D6 - Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não:

 Atividade: Medidas Estimadas

  •  Divida a turma em grupos e forneça diferentes objetos do cotidiano, como lápis, borrachas, livros, entre outros.
  • Os grupos devem estimar a medida de cada objeto usando unidades convencionais ou não convencionais, como palmas da mão, passos, entre outros.
  • Em seguida, os alunos comparam suas estimativas com as medidas reais e discutem os resultados, refletindo sobre a importância da estimativa em situações práticas.

Atividade: Estimativas de Peso

  •  Peça aos alunos que tragam frutas de diferentes tamanhos para a sala de aula.
  • Eles devem estimar o peso de cada fruta e registrá-lo.
  • Posteriormente, os alunos utilizam uma balança para verificar as estimativas e analisam as diferenças entre as estimativas e os pesos reais.

Atividade: Desafio das Estimativas

  •  Apresente aos alunos uma série de desafios envolvendo estimativas de medidas, como a altura de um prédio, o comprimento de uma rua ou o volume de um recipiente.
  • Os alunos trabalham em grupos para realizar as estimativas, utilizando estratégias criativas e justificando suas respostas.
  • Ao final, os grupos compartilham suas estimativas e discutem as diferentes abordagens utilizadas.

D7 - Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas:

 Atividade: Uma Viagem pelo Mundo

  •  Peça aos alunos que escolham um país e planejem uma viagem imaginária.
  • Eles devem calcular as distâncias entre cidades utilizando unidades de medida padronizadas, como quilômetros.
  • Os alunos também devem estimar o tempo de viagem com base em velocidades médias.
  • Ao final, os alunos compartilham suas estimativas e cálculos, discutindo os desafios enfrentados durante o planejamento da viagem.

Atividade: Receitas Internacionais

  •  Solicite aos alunos que pesquisem receitas de diferentes países e identifiquem as unidades de medida utilizadas em cada uma.
  • Os alunos devem converter as unidades de medida para o sistema métrico (kg, g, l, ml) para facilitar a compreensão e a reprodução das receitas.
  •  Os alunos podem escolher uma receita para preparar em casa, utilizando as conversões de unidades de medida aprendidas.
  • Durante a atividade, os alunos refletem sobre a importância de utilizar unidades padronizadas para garantir precisão nas medidas culinárias.

Atividade: Construindo uma Horta

  • Proponha aos alunos a criação de uma horta escolar ou comunitária.
  • Eles devem planejar o espaço da horta, estimar as quantidades de sementes, terra, água e fertilizantes necessários, utilizando unidades de medida padronizadas.
  • Os alunos também devem monitorar o crescimento das plantas ao longo do tempo, estabelecendo relações entre o tempo e o desenvolvimento das plantas.

D8 - Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo:

 Atividade: O Dia-a-Dia em Diferentes Escalas de Tempo

  •  Peça aos alunos que registrem suas atividades diárias, desde o momento em que acordam até o momento em que vão dormir.
  • Os alunos devem converter essas atividades para diferentes escalas de tempo, como minutos, horas, dias, semanas e meses.
  • Durante a atividade, eles discutem as relações entre as diferentes unidades de medida de tempo e refletem sobre como o tempo é organizado em suas vidas.

Atividade: Jornada no Tempo

  •  Organize uma atividade em que os alunos pesquisem eventos históricos significativos e estabeleçam relações entre o horário de início, o horário de término e a duração de cada evento.
  • Os alunos podem criar um cronograma visual ou uma linha do tempo para ilustrar essas relações.
  • Durante a atividade, eles discutem as diferentes unidades de medida de tempo utilizadas ao longo da história e suas implicações na compreensão dos eventos.

Atividade: Desafio dos Fusos Horários

  •  Desafie os alunos a resolverem problemas envolvendo fusos horários e as relações de tempo entre diferentes países.
  • Eles devem calcular a diferença de tempo entre diferentes cidades, considerando a rotação da Terra e a divisão em fusos horários.
  • Durante a atividade, os alunos discutem as implicações práticas das relações de tempo entre diferentes regiões do mundo.

D9 - Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento:

 Atividade: Programação de Eventos

  •  Peça aos alunos que criem uma programação para um evento escolar, como uma feira de ciências ou uma apresentação teatral.
  • Eles devem estabelecer relações entre o horário de início e término de cada atividade, considerando também os intervalos de duração.
  • Durante a atividade, os alunos discutem a importância de uma programação bem planejada e a organização do tempo em eventos.

Atividade: Organizando um Campeonato Esportivo

  • Desafie os alunos a organizar um campeonato esportivo fictício, com diferentes modalidades esportivas.
  •  Os alunos devem estabelecer relações entre o horário de início e término de cada partida, considerando também os intervalos de duração e os tempos de descanso entre os jogos.
  • Durante a atividade, os alunos discutem a importância de um cronograma eficiente para garantir o bom desenvolvimento do campeonato.

Atividade: Gerenciando Tarefas

  • Solicite aos alunos que elaborem uma lista de tarefas diárias ou semanais, incluindo suas atividades escolares e extracurriculares.
  • Eles devem estabelecer relações entre o horário de início e término de cada tarefa, considerando também os intervalos de duração.
  • Durante a atividade, os alunos refletem sobre a importância de uma boa gestão do tempo e como isso pode influenciar a realização de suas atividades diárias.

D10 - Em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores:

Atividade: Loja de Brinquedos

  •  Organize uma simulação de uma loja de brinquedos na sala de aula.
  • Os alunos devem estabelecer relações entre os valores dos brinquedos e as cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
  • Eles realizam transações de compra e venda, utilizando trocas adequadas de cédulas e moedas.
  • Durante a atividade, os alunos desenvolvem habilidades de cálculo de troco e compreendem a relação entre os valores monetários.

Atividade: Planejando uma Viagem

  •  Desafie os alunos a planejar uma viagem imaginária, considerando os gastos com transporte, hospedagem, alimentação e atividades de lazer.
  • Eles devem estabelecer relações entre os valores gastos e as cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, realizando cálculos e trocas necessárias.
  • Durante a atividade, os alunos exploram a importância do planejamento financeiro e desenvolvem habilidades de gerenciamento de recursos monetários.

Atividade: Orçamento Familiar

  •  Peça aos alunos que elaborem um orçamento familiar fictício, considerando os gastos mensais de uma família em diferentes categorias, como alimentação, transporte, moradia, entre outros.
  • Eles devem estabelecer relações entre os valores gastos e as cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, fazendo cálculos e trocas necessárias.
  • Durante a atividade, os alunos refletem sobre a importância do planejamento financeiro responsável e a relação entre valores monetários e as necessidades da família.

D11 - Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas:

 Atividade: Labirinto do Perímetro

  • Forneça aos alunos um labirinto desenhado em malhas quadriculadas.
  • Eles devem calcular o perímetro do labirinto, percorrendo suas linhas e somando os comprimentos dos segmentos percorridos.
  •  
  • Os alunos podem trabalhar em grupos e comparar suas respostas, discutindo estratégias e desafios encontrados durante o cálculo do perímetro.
  • Durante a atividade, os alunos desenvolvem habilidades de medição e compreendem a importância do cálculo do perímetro na resolução de problemas.

Atividade: Construindo um Jardim Geométrico

  •  Peça aos alunos que desenhem um jardim em uma folha de papel quadriculada.
  • Eles devem calcular o perímetro do jardim, considerando as formas e medidas das diferentes áreas do desenho.
  • Os alunos podem compartilhar seus jardins geométricos e discutir as estratégias utilizadas para calcular o perímetro.

Atividade: Desafio das Figuras Planas

  •  Apresente aos alunos diferentes figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas.
  • Eles devem calcular o perímetro de cada figura, considerando as medidas dos segmentos.
  • Os alunos podem criar um desafio em que uns apresentam figuras e outros devem calcular seus perímetros, promovendo a prática e o aprimoramento das habilidades de cálculo do perímetro.

D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas:

 Atividade: Preenchendo Áreas

  •  Distribua figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas para os alunos.
  • Eles devem calcular ou estimar a área de cada figura, contando os quadrados ou utilizando estratégias de estimativa.
  • Os alunos podem compartilhar suas respostas e discutir as diferentes abordagens utilizadas para calcular ou estimar as áreas.

Atividade: Construindo um Mosaico

  •  Peça aos alunos que criem um mosaico utilizando diferentes formas geométricas desenhadas em malhas quadriculadas.
  • Eles devem calcular a área total do mosaico, somando as áreas das diferentes formas.
  • Durante a atividade, os alunos exploram as relações entre as áreas das figuras e desenvolvem habilidades de cálculo de áreas.

Atividade: Desafio das Áreas

  • Apresente aos alunos diferentes figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas, com algumas áreas já preenchidas.
  • Eles devem determinar as áreas faltantes, utilizando estratégias de cálculo ou estimativa.
  • Durante a atividade, os alunos discutem as diferentes abordagens para calcular ou estimar áreas e compartilham suas soluções.

Conclusão:

Ao adotar atividades dinâmicas e envolventes para trabalhar o Eixo II - Grandezas e Medidas, as escolas podem preparar os alunos de forma efetiva para o SAEB 2023. As sugestões de atividades apresentadas neste artigo visam desenvolver habilidades de estimativa, resolução de problemas, relações entre unidades de medida, cálculo de perímetro e área. É essencial promover a participação ativa dos alunos, permitindo que eles experimentem, investiguem e discutam conceitos matemáticos de forma prática e significativa. Ao proporcionar um ambiente de aprendizagem estimulante, as escolas estarão contribuindo para o desenvolvimento de competências matemáticas dos estudantes e preparando-os para alcançar bons resultados nas avaliações do SAEB.

Ao trabalhar o Eixo II - Grandezas e Medidas de forma dinâmica, os alunos têm a oportunidade de aplicar conceitos matemáticos em situações reais, desenvolvendo habilidades essenciais para a resolução de problemas cotidianos. Além disso, as atividades propostas promovem a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico, preparando os alunos para enfrentar desafios matemáticos de forma autônoma e confiante.

Wadson Benfica

Olá! Sou Wadson Benfica, professor e produtor de conteúdo para a web voltados para área educacional.

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem