A compreensão de grandezas e medidas é fundamental no ensino
da Matemática. Dominar esse conhecimento não apenas fortalece as habilidades
matemáticas dos alunos, mas também os capacita a resolver problemas
significativos no mundo real. Com o objetivo de preparar os estudantes para o
SAEB 2023, é essencial adotar atividades dinâmicas e envolventes que estimulem
seu pensamento crítico e resolução de problemas. Neste artigo, apresentaremos
um plano de ação com sugestões de atividades para trabalhar cada um dos
descritores do Eixo II - Grandezas e Medidas, visando preparar os alunos de
maneira efetiva para o SAEB 2023.
D6 - Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não:
- Os grupos devem estimar a medida de cada objeto usando unidades convencionais ou não convencionais, como palmas da mão, passos, entre outros.
- Em seguida, os alunos comparam suas estimativas com as medidas reais e discutem os resultados, refletindo sobre a importância da estimativa em situações práticas.
Atividade: Estimativas de Peso
- Eles devem estimar o peso de cada fruta e registrá-lo.
- Posteriormente, os alunos utilizam uma balança para verificar as estimativas e analisam as diferenças entre as estimativas e os pesos reais.
Atividade: Desafio das Estimativas
- Os alunos trabalham em grupos para realizar as estimativas, utilizando estratégias criativas e justificando suas respostas.
- Ao final, os grupos compartilham suas estimativas e discutem as diferentes abordagens utilizadas.
D7 - Resolver problemas significativos utilizando unidades
de medida padronizadas:
- Eles devem calcular as distâncias entre cidades utilizando unidades de medida padronizadas, como quilômetros.
- Os alunos também devem estimar o tempo de viagem com base em velocidades médias.
- Ao final, os alunos compartilham suas estimativas e cálculos, discutindo os desafios enfrentados durante o planejamento da viagem.
Atividade: Receitas Internacionais
- Os alunos devem converter as unidades de medida para o sistema métrico (kg, g, l, ml) para facilitar a compreensão e a reprodução das receitas.
- Durante a atividade, os alunos refletem sobre a importância de utilizar unidades padronizadas para garantir precisão nas medidas culinárias.
Atividade: Construindo uma Horta
- Proponha aos alunos a criação de uma horta escolar ou comunitária.
- Eles devem planejar o espaço da horta, estimar as quantidades de sementes, terra, água e fertilizantes necessários, utilizando unidades de medida padronizadas.
- Os alunos também devem monitorar o crescimento das plantas ao longo do tempo, estabelecendo relações entre o tempo e o desenvolvimento das plantas.
D8 - Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo:
- Os alunos devem converter essas atividades para diferentes escalas de tempo, como minutos, horas, dias, semanas e meses.
- Durante a atividade, eles discutem as relações entre as diferentes unidades de medida de tempo e refletem sobre como o tempo é organizado em suas vidas.
Atividade: Jornada no Tempo
- Os alunos podem criar um cronograma visual ou uma linha do tempo para ilustrar essas relações.
- Durante a atividade, eles discutem as diferentes unidades de medida de tempo utilizadas ao longo da história e suas implicações na compreensão dos eventos.
Atividade: Desafio dos Fusos Horários
- Eles devem calcular a diferença de tempo entre diferentes cidades, considerando a rotação da Terra e a divisão em fusos horários.
- Durante a atividade, os alunos discutem as implicações práticas das relações de tempo entre diferentes regiões do mundo.
D9 - Estabelecer relações entre o horário de início e
término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento:
- Eles devem estabelecer relações entre o horário de início e término de cada atividade, considerando também os intervalos de duração.
- Durante a atividade, os alunos discutem a importância de uma programação bem planejada e a organização do tempo em eventos.
Atividade: Organizando um Campeonato Esportivo
- Desafie os alunos a organizar um campeonato esportivo fictício, com diferentes modalidades esportivas.
- Durante a atividade, os alunos discutem a importância de um cronograma eficiente para garantir o bom desenvolvimento do campeonato.
Atividade: Gerenciando Tarefas
- Solicite aos alunos que elaborem uma lista de tarefas diárias ou semanais, incluindo suas atividades escolares e extracurriculares.
- Eles devem estabelecer relações entre o horário de início e término de cada tarefa, considerando também os intervalos de duração.
- Durante a atividade, os alunos refletem sobre a importância de uma boa gestão do tempo e como isso pode influenciar a realização de suas atividades diárias.
D10 - Em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e
moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores:
Atividade: Loja de Brinquedos
- Os alunos devem estabelecer relações entre os valores dos brinquedos e as cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
- Eles realizam transações de compra e venda, utilizando trocas adequadas de cédulas e moedas.
- Durante a atividade, os alunos desenvolvem habilidades de cálculo de troco e compreendem a relação entre os valores monetários.
Atividade: Planejando uma Viagem
- Eles devem estabelecer relações entre os valores gastos e as cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, realizando cálculos e trocas necessárias.
- Durante a atividade, os alunos exploram a importância do planejamento financeiro e desenvolvem habilidades de gerenciamento de recursos monetários.
Atividade: Orçamento Familiar
- Eles devem estabelecer relações entre os valores gastos e as cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, fazendo cálculos e trocas necessárias.
- Durante a atividade, os alunos refletem sobre a importância do planejamento financeiro responsável e a relação entre valores monetários e as necessidades da família.
D11 - Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de
figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas:
- Forneça aos alunos um labirinto desenhado em malhas quadriculadas.
- Eles devem calcular o perímetro do labirinto, percorrendo suas linhas e somando os comprimentos dos segmentos percorridos.
- Os alunos podem trabalhar em grupos e comparar suas respostas, discutindo estratégias e desafios encontrados durante o cálculo do perímetro.
- Durante a atividade, os alunos desenvolvem habilidades de medição e compreendem a importância do cálculo do perímetro na resolução de problemas.
Atividade: Construindo um Jardim Geométrico
- Eles devem calcular o perímetro do jardim, considerando as formas e medidas das diferentes áreas do desenho.
- Os alunos podem compartilhar seus jardins geométricos e discutir as estratégias utilizadas para calcular o perímetro.
Atividade: Desafio das Figuras Planas
- Eles devem calcular o perímetro de cada figura, considerando as medidas dos segmentos.
- Os alunos podem criar um desafio em que uns apresentam figuras e outros devem calcular seus perímetros, promovendo a prática e o aprimoramento das habilidades de cálculo do perímetro.
D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa
de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas:
- Eles devem calcular ou estimar a área de cada figura, contando os quadrados ou utilizando estratégias de estimativa.
- Os alunos podem compartilhar suas respostas e discutir as diferentes abordagens utilizadas para calcular ou estimar as áreas.
Atividade: Construindo um Mosaico
- Eles devem calcular a área total do mosaico, somando as áreas das diferentes formas.
- Durante a atividade, os alunos exploram as relações entre as áreas das figuras e desenvolvem habilidades de cálculo de áreas.
Atividade: Desafio das Áreas
- Apresente aos alunos diferentes figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas, com algumas áreas já preenchidas.
- Eles devem determinar as áreas faltantes, utilizando estratégias de cálculo ou estimativa.
- Durante a atividade, os alunos discutem as diferentes abordagens para calcular ou estimar áreas e compartilham suas soluções.
Conclusão:
Ao adotar atividades dinâmicas e envolventes para trabalhar
o Eixo II - Grandezas e Medidas, as escolas podem preparar os alunos de forma
efetiva para o SAEB 2023. As sugestões de atividades apresentadas neste artigo
visam desenvolver habilidades de estimativa, resolução de problemas, relações
entre unidades de medida, cálculo de perímetro e área. É essencial promover a
participação ativa dos alunos, permitindo que eles experimentem, investiguem e
discutam conceitos matemáticos de forma prática e significativa. Ao proporcionar
um ambiente de aprendizagem estimulante, as escolas estarão contribuindo para o
desenvolvimento de competências matemáticas dos estudantes e preparando-os para
alcançar bons resultados nas avaliações do SAEB.
Ao trabalhar o Eixo II - Grandezas e Medidas de forma dinâmica, os alunos têm a oportunidade de aplicar conceitos matemáticos em situações reais, desenvolvendo habilidades essenciais para a resolução de problemas cotidianos. Além disso, as atividades propostas promovem a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico, preparando os alunos para enfrentar desafios matemáticos de forma autônoma e confiante.