SAEB 2023 Eixo III Matemática 5º Ano - Números e Operações/Álgebra e Funções

 

Introdução: O Eixo III - Números e Operações/Álgebra e Funções é essencial no desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos. Dominar os conceitos numéricos e operações é fundamental para a resolução de problemas e a compreensão do mundo ao nosso redor. Para preparar os alunos de forma efetiva para o SAEB 2023, é crucial adotar atividades dinâmicas e envolventes que estimulem a exploração dos números e das operações matemáticas. Neste artigo, apresentaremos um plano de ação com sugestões de atividades para trabalhar cada um dos descritores do Eixo III, proporcionando aos alunos uma preparação sólida e envolvente para as avaliações.

D13 - Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal:

  1. Atividade: Construindo Números com Blocos
    • Fornecer aos alunos blocos de base 10 (unidades, dezenas, centenas, etc.).
    • Os alunos devem criar números usando os blocos, explorando a noção de agrupamentos e trocas na base 10.
    • Durante a atividade, eles discutem as características do sistema de numeração decimal e a importância do valor posicional na formação dos números.
  2. Atividade: Quebra-cabeça dos Números
    • Criar um quebra-cabeça com números em forma de dígitos soltos.
    • Os alunos devem montar os números, levando em consideração o valor posicional de cada dígito.
    • Promover a discussão sobre a importância do valor posicional no sistema de numeração decimal durante a resolução do quebra-cabeça.
  3. Atividade: Bingo do Valor Posicional
    • Criar cartelas de bingo contendo números de várias ordens (unidades, dezenas, centenas).
    • Os alunos devem identificar a localização correta dos números na cartela, utilizando o valor posicional.
    • Durante o jogo, eles desenvolvem habilidades de reconhecimento e utilização do sistema de numeração decimal.

D14 - Identificar a localização de números naturais na reta numérica:

  1. Atividade: Jogo da Reta Numérica
    • Desenhar uma reta numérica grande no chão ou na parede da sala de aula.
    • Os alunos devem posicionar os números naturais corretamente na reta numérica, observando a ordem crescente ou decrescente.
    • Promover a discussão sobre a localização correta dos números e as relações de ordem na reta numérica.
  2. Atividade: Caça ao Tesouro Matemático
    • Esconder cartões com números naturais pela sala de aula ou pela escola.
    • Os alunos devem encontrar os cartões e colocá-los em ordem na reta numérica, identificando a localização correta de cada número.
    • Durante a atividade, eles desenvolvem habilidades de localização e compreendem a relação entre a posição na reta numérica e o valor do número.
  3. Atividade: Passeio Numérico

·        Levar os alunos para um espaço externo, como um parque ou pátio da escola.

·        Marcar uma reta numérica no chão utilizando giz ou fita adesiva.

·        Os alunos devem caminhar ao longo da reta numérica, identificando a localização correta dos números naturais.

·        Durante o passeio, eles vivenciam a relação entre a reta numérica e os números naturais de forma prática e dinâmica.

D15 - Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens:

  1. Atividade: Explorando a Decomposição
    • Fornecer aos alunos materiais manipulativos, como palitos de dente ou blocos de montar.
    • Os alunos devem decompor números naturais em suas diversas ordens, representando-os com os materiais manipulativos.
    • Promover a discussão sobre a importância da decomposição na compreensão do valor posicional dos dígitos.
  2. Atividade: Quebra-cabeça de Decomposição
    • Criar um quebra-cabeça com números decompostos em suas diversas ordens.
    • Os alunos devem montar o quebra-cabeça, identificando as diferentes ordens dos dígitos e compreendendo a decomposição dos números.
    • Durante a atividade, eles desenvolvem habilidades de reconhecimento e utilização das diferentes ordens na decomposição de números naturais.
  3. Atividade: Jogo da Decomposição
    • Criar cartas contendo números naturais escritos em forma de dígitos soltos.
    • Os alunos devem agrupar as cartas de forma a compor números naturais em suas diferentes ordens.
    • Durante o jogo, eles praticam a decomposição de números e a identificação das ordens dos dígitos.

D16 - Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial:

  1. Atividade: Construindo Números Polinomiais
    • Fornecer aos alunos materiais manipulativos, como cubos ou blocos de montar.
    • Os alunos devem compor números naturais em sua forma polinomial, utilizando os materiais manipulativos para representar cada termo.
    • Promover a discussão sobre a importância da composição polinomial na formação dos números.
  2. Atividade: Quebra-cabeça Polinomial
    • Criar um quebra-cabeça com números naturais escritos em sua forma polinomial.
    • Os alunos devem montar o quebra-cabeça, identificando e encaixando os diferentes termos polinomiais para formar os números completos.
    • Durante a atividade, eles desenvolvem habilidades de reconhecimento e utilização da forma polinomial na composição de números naturais.
  3. Atividade: Jogo da Composição Polinomial
    • Criar cartas contendo termos polinomiais (por exemplo, centenas, dezenas, unidades).
    • Os alunos devem agrupar as cartas de forma a compor números naturais em sua forma polinomial.
    • Durante o jogo, eles praticam a composição e a identificação dos diferentes termos polinomiais na formação dos números.

D17 - Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais:

  1. Atividade: Corrida Matemática
    • Dividir a turma em equipes e criar uma pista de corrida com números escritos em cartões.
    • Os alunos devem percorrer a pista, realizando cálculos de adição ou subtração conforme as instruções dadas.
    • O objetivo é chegar ao final da pista com o resultado correto das operações matemáticas.
  2. Atividade: Quebra-Cabeça das Operações
    • Criar um quebra-cabeça com peças contendo operações de adição ou subtração e seus resultados.
    • Os alunos devem montar o quebra-cabeça, correspondendo corretamente as operações aos resultados.
    • Promover a discussão sobre as estratégias utilizadas para calcular os resultados das operações.
  3. Atividade: Desafio dos Cálculos
    • Propor problemas de adição e subtração desafiadores para os alunos resolverem em grupos.
    • Eles devem discutir e apresentar suas soluções, explicando os passos utilizados para chegar aos resultados corretos.
    • Durante a atividade, os alunos aprimoram suas habilidades de cálculo mental e resolução de problemas.

D18 - Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais:

  1. Atividade: Jogo do Produtos e Quocientes
    • Criar um jogo de tabuleiro com cartas contendo problemas de multiplicação e divisão.
    • Os alunos devem calcular o resultado de cada operação e avançar no tabuleiro conforme as respostas corretas.
    • O objetivo é chegar ao final do tabuleiro primeiro, demonstrando habilidades de cálculo eficientes.
  2. Atividade: Explorando Multiplicação e Divisão
    • Fornecer aos alunos materiais manipulativos, como cubos ou blocos de montar.
    • Eles devem usar os materiais para representar os números e realizar cálculos de multiplicação e divisão.
    • Promover a discussão sobre a relação entre multiplicação e adição, e entre divisão e subtração.
  3. Atividade: Desafio das Operações
    • Propor problemas desafiadores de multiplicação e divisão para os alunos resolverem individualmente ou em grupos.
    • Eles devem utilizar estratégias e métodos adequados para calcular os resultados das operações.
    • Durante a atividade, os alunos desenvolvem habilidades de raciocínio matemático e resolução de problemas complexos.

D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração:

  1. Atividade: Situações Problema
    • Propor situações-problema que envolvam diferentes significados da adição ou subtração, como juntar, alteração de um estado inicial, comparação e mais de uma transformação.
    • Os alunos devem analisar cada situação e aplicar as operações corretas para resolver os problemas.
    • Promover a discussão sobre os diferentes contextos em que a adição e a subtração podem ser aplicadas.
  2. Atividade: Dramatização Matemática

·        Dividir a turma em grupos e fornecer cenários ou histórias que envolvam diferentes situações de adição ou subtração.

·        Os alunos devem encenar as situações, demonstrando o uso das operações matemáticas para resolver os problemas.

·        Durante a atividade, eles exploram os diferentes significados da adição e subtração de forma lúdica e criativa.

  1. Atividade: Desafio dos Problemas
    • Apresentar uma série de problemas envolvendo diferentes significados da adição e subtração para os alunos resolverem individualmente ou em grupos.
    • Eles devem ler e interpretar os problemas, identificando o significado correto da operação a ser utilizada.
    • Durante a resolução, os alunos desenvolvem habilidades de análise de problemas e aplicação de estratégias adequadas.

 D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão:

  1. Atividade: Problemas Comparativos
    • Propor problemas comparativos que envolvam diferentes significados da multiplicação ou divisão, como multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
    • Os alunos devem analisar cada problema e utilizar as operações adequadas para encontrar as soluções.
    • Promover a discussão sobre os diferentes contextos em que a multiplicação e a divisão podem ser aplicadas.
  2. Atividade: Investigação de Proporções
    • Fornecer aos alunos uma série de situações que envolvam proporções e relações de multiplicação ou divisão.
    • Eles devem investigar e explorar as relações numéricas presentes em cada situação, utilizando cálculos adequados.
    • Durante a atividade, os alunos desenvolvem habilidades de análise de proporções e compreensão das relações multiplicativas e divisivas.
  3. Atividade: Desafio dos Problemas Multidisciplinares
    • Propor problemas multidisciplinares que envolvam diferentes significados da multiplicação ou divisão, relacionando-os a outras áreas do conhecimento.
    • Os alunos devem ler, interpretar e resolver os problemas, aplicando estratégias matemáticas para encontrar as respostas corretas.
    • Durante a resolução, eles desenvolvem habilidades de pensamento crítico e conexões entre a matemática e outras disciplinas.

D21 - Identificar diferentes representações de um mesmo número racional:

  1. Atividade: Explorando as Frações
    • Fornecer aos alunos materiais manipulativos, como peças de quebra-cabeça, blocos ou figuras geométricas.
    • Eles devem representar um mesmo número racional de diferentes maneiras, utilizando as representações visuais dos materiais manipulativos.
    • Promover a discussão sobre as diferentes formas de representar um mesmo número racional.
  2. Atividade: Comparação de Frações
    • Propor desafios de comparação entre diferentes frações para os alunos resolverem.
    • Eles devem utilizar estratégias de comparação, como encontrar o denominador comum ou identificar o numerador maior, para determinar a relação entre as frações.
    • Durante a atividade, os alunos desenvolvem habilidades de comparação e equivalência entre frações.
  1. Atividade: Quebra-cabeça das Representações Racionais
    • Criar um quebra-cabeça com peças contendo diferentes representações de números racionais, como frações, números decimais e porcentagens.
    • Os alunos devem montar o quebra-cabeça, correspondendo corretamente as diferentes representações aos números racionais.
    • Promover a discussão sobre as diferentes formas de expressar um mesmo número racional e as relações entre as representações.

 D22 - Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica:

  1. Atividade: Reta Numérica Decimal
    • Desenhar uma reta numérica grande no chão ou na parede da sala de aula.
    • Os alunos devem posicionar os números racionais na forma decimal corretamente na reta numérica, observando a ordem crescente ou decrescente.
    • Promover a discussão sobre a localização correta dos números racionais na reta numérica e as relações entre os números decimais.
  2. Atividade: Caça ao Tesouro Racional
    • Esconder cartões com números racionais na forma decimal pela sala de aula ou pela escola.
    • Os alunos devem encontrar os cartões e colocá-los em ordem na reta numérica, identificando a localização correta de cada número racional.
    • Durante a atividade, eles desenvolvem habilidades de localização e compreensão dos números racionais na reta numérica.
  3. Atividade: Jogo da Comparação Racional
    • Criar cartas contendo números racionais na forma decimal.
    • Os alunos devem comparar os números racionais e identificar o maior ou menor valor, utilizando a ordem na reta numérica como referência.
    • Durante o jogo, eles praticam a comparação e a localização dos números racionais na reta numérica.

D23 - Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro:

  1. Atividade: Mercadinho Matemático
    • Criar um mercadinho fictício com diferentes produtos e seus preços expressos em valores decimais.
    • Os alunos devem resolver problemas de compra e troco, utilizando a escrita decimal das cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
    • Promover a discussão sobre a aplicação dos números decimais em situações reais de compra e venda.
  2. Atividade: Planejando um Orçamento
    • Propor aos alunos que planejem um orçamento familiar, considerando os gastos com diferentes itens expressos em valores decimais.
    • Eles devem realizar cálculos de soma, subtração e multiplicação para calcular o total de despesas e fazer o controle financeiro.
    • Durante a atividade, os alunos desenvolvem habilidades de resolução de problemas e aplicação da escrita decimal em situações financeiras.
  3. Atividade: Desafio dos Trocos
    • Apresentar situações-problema que envolvam trocos de diferentes valores em uma loja, utilizando cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
    • Os alunos devem calcular o troco correto a ser dado, considerando as quantidades de cédulas e moedas disponíveis.
    • Eles podem trabalhar individualmente ou em grupos para encontrar a melhor combinação de cédulas e moedas que atenda às necessidades do troco.
    • Durante a atividade, os alunos desenvolvem habilidades de cálculo e resolução de problemas relacionados ao sistema monetário brasileiro.

 D24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados:

  1. Atividade: Frações na Vida Real
    • Apresentar aos alunos situações reais em que as frações estão presentes, como a divisão de uma pizza, o enchimento de um copo com líquido, etc.
    • Eles devem identificar as frações associadas a cada situação e discutir os diferentes significados das frações.
    • Promover a discussão sobre as diferentes interpretações das frações e sua aplicação em contextos do cotidiano.
  2. Atividade: Quebra-cabeça das Frações
    • Criar um quebra-cabeça com peças contendo frações escritas em forma numérica e visual.
    • Os alunos devem montar o quebra-cabeça, correspondendo corretamente as frações aos seus significados e representações.
    • Durante a atividade, eles desenvolvem habilidades de identificação e interpretação das frações.
  3. Atividade: Jogo das Frações
    • Criar um jogo de cartas com problemas que envolvam frações em diferentes contextos, como partilha, comparação e combinação.
    • Os alunos devem resolver os problemas, identificando corretamente as frações associadas a cada situação.
    • Durante o jogo, eles praticam a aplicação dos diferentes significados das frações em situações variadas.

D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração:

  1. Atividade: Situações de Adição ou Subtração
    • Propor situações-problema que envolvam diferentes significados da adição ou subtração com números racionais na forma decimal.
    • Os alunos devem analisar cada situação e aplicar as operações corretas para resolver os problemas.
    • Promover a discussão sobre os diferentes contextos em que a adição e a subtração podem ser aplicadas aos números decimais.
  2. Atividade: Desafio Matemático Decimal
    • Apresentar desafios matemáticos que envolvam a adição ou subtração de números racionais na forma decimal.
    • Os alunos devem resolver os desafios, aplicando estratégias adequadas para realizar os cálculos corretamente.
    • Durante a atividade, eles desenvolvem habilidades de raciocínio matemático e resolução de problemas com números decimais.
  3. Atividade: Explorando as Operações com Decimais
    • Fornecer aos alunos materiais manipulativos, como fichas ou blocos, para representar os números decimais.
    • Eles devem realizar operações de adição ou subtração utilizando os materiais manipulativos, compreendendo os diferentes significados das operações.
    • Promover a discussão sobre a aplicação das operações com decimais em situações práticas e cotidianas.

 D26 - Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%):

  1. Atividade: Desconto e Acréscimo
    • Propor situações em que os alunos precisam calcular descontos ou acréscimos percentuais em valores de produtos ou serviços.
    • Eles devem aplicar os conceitos de porcentagem para determinar os valores finais após os descontos ou acréscimos.
    • Promover a discussão sobre a importância e o uso da porcentagem em situações de compra e venda.
  2. Atividade: Problemas de Porcentagem
    • Apresentar problemas que envolvam porcentagens, como calcular uma quantidade específica de um valor, determinar a taxa percentual de crescimento, entre outros.
    • Os alunos devem resolver os problemas utilizando estratégias de cálculo de porcentagem adequadas.
    • Durante a atividade, eles desenvolvem habilidades de aplicação de porcentagens em contextos variados.
  3. Atividade: Explorando a Porcentagem
    • Fornecer aos alunos diferentes exemplos de situações em que a porcentagem é utilizada, como taxas de juros, descontos em lojas, aumento salarial, entre outros.
    • Eles devem discutir e analisar os exemplos, identificando as porcentagens envolvidas e as relações numéricas associadas.
    • Promover a reflexão sobre a importância da compreensão e utilização da porcentagem em diferentes aspectos da vida cotidiana.

Conclusão:

Ao trabalhar o Eixo III - Números e Operações/Álgebra e Funções de forma dinâmica, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades matemáticas essenciais para a resolução de problemas e a compreensão dos números e operações. As atividades propostas neste plano de ação envolvem práticas interativas, jogos, situações do cotidiano e manipulação de materiais, proporcionando uma abordagem prática e envolvente. Ao explorar cada um dos descritores do Eixo III, os alunos se tornam mais preparados para enfrentar os desafios do SAEB 2023 e desenvolvem uma base sólida de conhecimentos matemáticos.

Através da implementação dessas atividades em sala de aula e da promoção de um ambiente de aprendizagem dinâmico, as escolas estarão contribuindo para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos e preparando-os para o sucesso nas avaliações. Não apenas para o SAEB 2023, mas também para o desenvolvimento de competências matemáticas que serão valiosas ao longo de suas vidas.

Para mais recursos e ideias de atividades, não deixe de visitar o nosso blog Online Escola, onde você encontrará o artigo completo e outros conteúdos relevantes para a preparação dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento.

Wadson Benfica

Olá! Sou Wadson Benfica, professor e produtor de conteúdo para a web voltados para área educacional.

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem