São professoras e são mães: o dia das mães professoras

Sônia Guimarães foi a primeira mulher negra professora do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) foto Simone Gonçalves / G1

No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio. Nesta ocasião, flores, presentes e abraços são dados em homenagem àquelas que nos deram a vida. Entretanto, neste artigo, gostaria destacar um grupo de mulheres que desempenha duplo papel na sociedade e na vida de muitos: as mães professoras.

Ser mãe é um trabalho árduo e constante, repleto de desafios, responsabilidades e uma enxurrada de emoções. Agora, imagine somar a essa carga a responsabilidade de ser professora, de formar jovens mentes, de transmitir conhecimento, de despertar interesse e curiosidade. Sim, estamos falando de supermulheres.

A rotina de uma professora é exaustiva. Preparar aulas, corrigir trabalhos, atender pais e alunos, participar de reuniões pedagógicas, manter-se atualizada, são apenas algumas das tarefas que executam diariamente. Agora, acrescente a isso a rotina de ser mãe: cuidar dos filhos, auxiliar nas tarefas escolares, cuidar da casa, preparar refeições, e mais uma infinidade de tarefas. A missão de ser mãe e professora é, sem dúvida, uma maratona diária.

As dificuldades são imensas, desde conciliar os horários de trabalho com os dos filhos, até a pressão emocional de se dividir entre as responsabilidades de mãe e professora. Muitas vezes, essas mulheres têm que sacrificar o seu tempo de descanso, seus hobbies e até mesmo a própria saúde em prol de seus filhos e alunos.

Mas, como todas as jornadas, a de ser mãe e professora também tem seus momentos de alegria e conquistas. O sorriso de um filho que aprendeu algo novo, a satisfação de um aluno que superou um desafio, a gratidão de uma família que reconhece o esforço e a dedicação. Estas são as recompensas que iluminam os dias mais sombrios e que motivam essas mulheres a continuarem na luta diária.

Essas mulheres são verdadeiras guerreiras, incansáveis na busca por um país melhor. Elas são as professoras que, apesar das adversidades, não medem esforços para que cada dia na vida de seus alunos seja um dia de aprendizado e conquistas. Elas são as mães que, apesar do cansaço, sempre encontram forças para cuidar, amar e educar seus filhos.

Por tudo isso, queremos deixar uma mensagem de gratidão e encorajamento a todas as mães professoras. Vocês são a prova viva de que o amor e a dedicação podem mover montanhas. Seu trabalho é essencial para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos. Cada uma de vocês é uma heroína em sua própria maneira.

Neste Dia das Mães, celebremos as mães professoras, que com amor e sabedoria, conduzem suas duas missões com bravura e paixão. Continuem sendo essa fonte de inspiração para todos nós. Feliz Dia das Mães!

ps:  uma eterna gratidão à minha esposa que é mãe e também professora.