SEDUC-AM: Encontro de Lideranças Indígenas debate Educação

Na última semana, uma reunião reuniu mais de 20 lideranças indígenas dos municípios de Borba e Nova Olinda do Norte, localizados na calha do rio Madeira, com representantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas, por meio da Gerência de Educação Escolar Indígena (Geei), e com o Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas (Ceei/AM). O encontro teve como objetivo discutir e buscar soluções para questões relacionadas à educação nas comunidades desses municípios.

Representando os povos Sateré-Mawé e Munduruku, residentes próximos aos rios Mari-Mari, Mapiá e Canumã, as lideranças presentes trouxeram suas demandas e preocupações sobre a educação nas comunidades indígenas. Entre as principais pautas de discussão estavam a merenda escolar, a situação dos professores, a estrutura das escolas-pólo e anexos e a infraestrutura para o transporte escolar.

A secretária adjunta Pedagógica da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça, ressaltou a importância do encontro por reunir diversas representações e lideranças indígenas, proporcionando um espaço propício para discutir e elaborar ações que promovam uma educação mais inclusiva e de qualidade nas comunidades.

Durante a comitiva, os representantes indígenas também tiveram a oportunidade de visitar outras instituições importantes para a garantia dos direitos e bem-estar das comunidades, como o Ceei, o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). Essas visitas buscaram fortalecer o diálogo entre as instituições governamentais e as lideranças das comunidades indígenas, a fim de encontrar soluções conjuntas para os desafios enfrentados na área da educação.

Emilson Frota, representante da Funai, destacou a importância de reforçar o diálogo e a cooperação entre as instituições e as comunidades indígenas, visando a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade, que respeite e valorize as culturas e saberes tradicionais dos povos originários.

Entre os temas discutidos, o cacique real do rio Mari-Mari e da terra indígena Coatá-Laranjal, Marcelo Moreira, enfatizou a importância de se melhorar o transporte escolar e a criação de polos educacionais. Essas questões são fundamentais para garantir o acesso à educação em regiões remotas e permitir que mais jovens indígenas tenham acesso a oportunidades educacionais de qualidade.

O encontro foi marcado por um clima de união e engajamento mútuo, em que as lideranças indígenas encontraram um espaço para compartilhar suas preocupações e anseios, enquanto os representantes governamentais se comprometeram a ouvir e trabalhar em conjunto para buscar soluções.

A reunião representa um passo importante para o avanço da educação indígena na região, demonstrando a disposição das lideranças e autoridades em trabalharem juntas para construir um futuro mais promissor e inclusivo para as comunidades indígenas dos municípios de Borba e Nova Olinda do Norte.

Diante dos desafios e das complexidades envolvidas na educação indígena, é imprescindível que o diálogo entre as partes continue, abrindo caminho para a implementação de políticas e ações que valorizem e fortaleçam a identidade cultural dos povos indígenas, garantindo-lhes o acesso a uma educação que respeite suas particularidades e necessidades específicas.

A expectativa é que os resultados dessa reunião possam gerar impactos positivos nas comunidades indígenas da região, contribuindo para a construção de um sistema educacional mais inclusivo, igualitário e que valorize a riqueza cultural desses povos ancestrais.