Oficina de programação com Scrath: Módulo 1 Roteiro 1 – Movimento de Personagens Pelo Cenário

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, e a programação se tornou uma habilidade essencial.

Ensinar programação desde cedo pode ser uma tarefa desafiadora, mas o Scratch veio para tornar esse aprendizado divertido e acessível.

Neste tutorial, vamos explorar o Roteiro 1 de uma oficina destinada a estudantes e professores do ensino fundamental, onde os participantes irão criar um palco interativo com personagens que se movimentam e interagem. Vamos lá!

Introdução ao Roteiro 1

No Roteiro 1, os alunos terão a oportunidade de escolher um palco e dois objetos para criar sua própria cena interativa.

E o melhor de tudo: eles vão programar esses objetos para realizar ações especiais no palco.

Nesse roteiro, os objetos em destaque são o "caranguejo" e o "gato".

Eles serão responsáveis por se movimentar no palco de forma controlada e, sempre que tocarem na borda, retornarão ao ponto de partida. Vamos ver como fazer isso!

Passo 1: Escolhendo o Palco e os Objetos

O primeiro passo é escolher o palco e os dois objetos que irão interagir. Pode ser um cenário de praia, floresta, espaço sideral ou qualquer outro ambiente que sua imaginação criar.

Os objetos podem ser qualquer coisa que você desejar - o caranguejo e o gato são apenas exemplos. Essa é a parte divertida, então solte a imaginação!

Em nosso exemplo estamos apresentando o cenário abaixo:

Passo 2: Programando com Blocos

Para programar, utilizaremos os blocos de comando disponíveis nas categorias Movimento, Controle e Aparência.

Esses blocos são como peças de um quebra-cabeça que você irá encaixar para criar as ações desejadas.

Aqui estão algumas dicas:

• Movimento: Utilize blocos de movimento para fazer seus personagens se moverem pelo palco. Você pode definir a direção, a velocidade e a distância que eles devem percorrer.
  • Controle: Os blocos de controle ajudam a criar lógica para suas ações. Por exemplo, você pode usar um bloco "se" para verificar se um objeto tocou na borda e, em seguida, instruir o objeto a retornar ao ponto inicial.
  • Aparência: Use blocos de aparência para modificar a aparência de seus objetos. Você pode fazer com que eles mudem de cor, girem ou até mesmo desapareçam e reapareçam.

Passo 3: Programação dos Objetos

Agora vem a parte emocionante: programar os objetos para interagirem no palco.

Lembre-se de que os dois objetos, caranguejo e gato, seguirão a mesma programação. Isso ajuda a manter a consistência na sua cena.

1. Comece definindo a posição inicial dos objetos no palco.
  2. Use blocos de movimento para fazer com que os objetos se movam de um ponto a outro do palco. Lembre-se de adicionar blocos de controle para verificar se eles tocam na borda.
  3. Quando um objeto tocar na borda, programe-o para retornar ao ponto inicial.
  4. Experimente adicionar blocos de aparência para tornar a cena mais interessante.
  5. Abaixo temos um card com a programação completa para os dois personagens.

Neste tutorial, você aprendeu como criar uma cena interativa no Scratch usando o Roteiro 1 de uma oficina voltada para estudantes e professores do ensino fundamental.

Você viu como escolher um palco e objetos, como usar blocos de comando para programar movimentos e ações, e como manter a consistência na programação dos objetos.

O Scratch é uma ferramenta incrível para ensinar programação de forma divertida e acessível, estimulando a criatividade e o pensamento lógico.

Continue explorando e criando suas próprias cenas interativas e, em breve, você estará dominando a programação de forma incrível!

Esperamos que este tutorial tenha sido útil e inspirador. Divirta-se programando no Scratch e incentivando outros a fazerem o mesmo!

Abaixo temos o vídeo do tutorial e os slides em Power Point e PDF para você (professor) utilizar em suas aulas.

DOWNLOAD DO SLIDE EM PDF

DOWNLOAD DO SLIDE EM POWER POINT