Presidente do INEP defende pacto nacional pela alfabetização

 


Brasília, 30 de setembro de 2023

A necessidade de uma revolução na avaliação da alfabetização no Brasil foi amplamente destacada durante o Seminário Nacional pela Alfabetização, promovido pela Associação Bem Comum e que contou com a participação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.

Durante o evento, Manuel Palacios enfatizou a importância de criar uma institucionalidade mais permeável à mudança, que seja capaz de se adaptar e evoluir constantemente para atender às necessidades educacionais em constante transformação.

Ele salientou que a avaliação da alfabetização não pode ser vista como um evento isolado, mas sim como um processo contínuo ao longo do tempo, fundamental para o aprimoramento do ensino no país.

Palacios também expressou sua crença na necessidade de uma colaboração efetiva entre estados, municípios e a União para redefinir os métodos de avaliação da alfabetização.



Ele destacou a importância de uma parceria sólida entre o Estado e os entes federados, a fim de criar um sistema mais justo e eficaz de avaliação.

Uma das iniciativas mencionadas durante o seminário foi o esforço de coordenação técnica na avaliação dos sistemas estaduais.

O Inep receberá avaliações desses sistemas e disponibilizou itens para compor os testes.

Além disso, foi anunciada a formação de uma comissão de estatísticos que discutirá modelos para comparar resultados de testes de diferentes sistemas estaduais.

A Portaria nº 351/2023, publicada em agosto deste ano, estabeleceu diretrizes para que os sistemas estaduais complementem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o objetivo de fornecer subsídios para o monitoramento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Este último foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em junho de 2023 e tem como objetivo subsidiar ações para promover a alfabetização em municípios e unidades da Federação.

Durante os meses de abril e maio, o Inep e o MEC consultaram especialistas para definir as habilidades esperadas no perfil de aprendizagem de leitura e escrita ao final do 2º ano do ensino fundamental.

Essa consulta resultou na definição de um parâmetro de 743 pontos na escala de proficiência do Saeb.



O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado desde 1990, desempenha um papel crucial na avaliação da qualidade da educação no país, no acesso e permanência na escola e na eficiência do ensino.

Utilizando testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes no contexto escolar, fornecendo dados valiosos para a formulação de políticas educacionais mais eficazes.

A inovação na avaliação da alfabetização no Brasil está em marcha, impulsionada pela colaboração entre entidades governamentais e pela busca contínua de aprimoramento educacional.

Espera-se que essas mudanças resultem em melhorias significativas no sistema educacional brasileiro, promovendo a alfabetização de nossas crianças e preparando-as para um futuro mais promissor. 

Wadson Benfica

Olá! Sou Wadson Benfica, professor e produtor de conteúdo para a web voltados para área educacional.

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem