Enem 2023: participação dos pais influencia desempenho de estudantes na prova

A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade, e nesse contexto, a proximidade entre a família e a escola desempenha um papel crucial no sucesso educacional dos estudantes.

Com o Enem 2023 se aproximando, é o momento ideal para discutirmos como a relação entre pais, mães e responsáveis com as instituições de ensino pode impactar positivamente o desempenho dos jovens no exame e, consequentemente, em suas trajetórias acadêmicas.

O Poder da influência parental na educação

Resultados de um levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) têm demonstrado consistentemente a influência dos pais na educação de seus filhos.

Segundo dados desse estudo, alunos com maior participação dos pais na vida escolar tendem a alcançar um desempenho médio de 414 pontos, enquanto aqueles com menos apoio dos pais atingem uma média de apenas 357 pontos, em uma escala que vai até 500.

Participação ativa dos pais: além do interesse na escola

A participação ativa dos pais não se resume apenas ao interesse pela escola dos filhos. Ela envolve também o auxílio nas tarefas de casa, o envolvimento em eventos escolares e, o que é igualmente importante, o apoio emocional.

O consultor pedagógico Anderson Leal destaca que o apoio emocional dos pais é fundamental, especialmente durante o período de vestibular, quando os estudantes enfrentam uma grande pressão.

Modelando o comportamento dos jovens

A presença dos pais no ambiente escolar também desempenha um papel crucial na modelagem do comportamento dos jovens.

Estudantes que veem seus pais como modelos preocupados com a educação tendem a se dedicar mais aos estudos.

Essa atitude dos pais pode inspirar os filhos a valorizarem a aprendizagem e a se esforçarem para alcançar seus objetivos acadêmicos.

Amor e afeto: elementos essenciais

É importante ressaltar que a composição da família pode variar, mas o amor e o afeto são elementos essenciais na formação da personalidade dos jovens.

Independentemente da estrutura familiar, o acolhimento das crianças e adolescentes é fundamental para influenciar positivamente suas vidas escolares, desde o Ensino Fundamental até os vestibulares e universidades.

A proximidade entre família e escola é um fator determinante para o sucesso educacional dos estudantes, e o Enem 2023 é uma oportunidade para refletirmos sobre como podemos fortalecer essa relação.

O apoio ativo dos pais, o envolvimento emocional e a presença constante no ambiente escolar podem fazer toda a diferença no desempenho dos jovens e na construção de um futuro acadêmico sólido.

A educação é uma responsabilidade compartilhada entre a família e a escola, e quando trabalham juntas, as chances de sucesso dos estudantes aumentam significativamente.

Portanto, incentivemos uma parceria sólida entre famílias e instituições de ensino, para que nossos jovens possam alcançar todo o seu potencial no Enem 2023 e em suas vidas acadêmicas.