Manaus, AM - A educação é um campo em constante evolução, e os
educadores estão constantemente buscando maneiras criativas e eficazes de
envolver os alunos em suas salas de aula.
Nesta segunda-feira(02), tivemos a oportunidade de conhecer o
Projeto da Professora Maria Francilma, que está sendo desenvolvido dentro do ensino de Geografia na Escola Municipal
Carolina Perolina Raimunda Almeida, localizada na zona leste de Manaus,
Amazonas.
O projeto, intitulado "O Uso do Educaplay como
Ferramenta Didático-Pedagógica para a Inserção do Lúdico no Ensino da
Geografia," tem como objetivo principal tornar o aprendizado de Geografia
mais atraente e envolvente para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II.
A professora Francilma e sua equipe de alunos pesquisadores,
composta por Artur, Maria Eduarda e Mikaely, têm trabalhado arduamente para
alcançar esse objetivo.
Transformando o ensino de Geografia com o Educaplay
A Geografia é uma disciplina fundamental que ajuda os
estudantes a compreenderem o mundo ao seu redor.
No entanto, muitas vezes, ela é vista como desinteressante e
desafiadora pelos alunos.
O projeto da Professora Francilma busca mudar essa percepção,
incorporando o elemento lúdico ao ensino da Geografia.
O projeto foi dividido em quatro etapas:
Etapa 1:
Utilização de documentação indireta sobre a Biodiversidade
Brasileira, incluindo vídeos, fotografias e imagens do Educaplay.
Os alunos também tiveram a oportunidade de fazer uma visita
in loco à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) na empresa Honda.
Etapa 2:
Após a coleta de informações, os alunos e a professora
coordenadora compartilharam esses conhecimentos com as salas de aula por meio
do Educaplay e criaram um repositório de informações.
Etapa 3:
Os pesquisadores elaboraram um questionário fechado para os
estudantes avaliarem o uso do Educaplay.
Etapa 4:
Foi criado um jogo com base na plataforma do Educaplay,
tornando o aprendizado da Geografia ainda mais interativo e envolvente.
Resultados positivos e contribuições
O projeto teve resultados notáveis. Além de tornar o ensino
de Geografia mais prazeroso, os alunos produziram jogos didáticos que
exploraram os conceitos de Biodiversidade e Reserva Particular do Patrimônio
Natural (RPPN).
Eles compartilharam esses jogos com a comunidade escolar por
meio da plataforma Educaplay, enriquecendo o processo de ensino da disciplina.
Essa abordagem ativa de aprendizado demonstrou ser eficaz,
não apenas para os alunos, mas também para os professores.
A ludificação das aulas de Geografia facilitou a compreensão
dos tópicos estudados e reforçou o conceito de que a educação pode ser
divertida e envolvente.
Conclusão
O projeto da Professora Maria Francilma Almeida de Souza e
sua equipe de alunos pesquisadores é um exemplo inspirador de como a inovação
educacional pode transformar a experiência de aprendizado dos alunos.
Ao utilizar o Educaplay como ferramenta didático-pedagógica,
eles conseguiram inserir o elemento lúdico no ensino da Geografia, tornando-o
mais atraente e eficaz.
A educação é a chave para o futuro, e projetos como esse
demonstram o compromisso e a paixão dos educadores em proporcionar uma educação
de qualidade.
Parabenizamos a Professora Francilma e sua equipe pelo
trabalho excepcional e inspirador que estão realizando na Escola Municipal
Carolina Perolina Raimunda Almeida, contribuindo para a formação de alunos e
para o avanço da educação em nossa comunidade.