AULA 11 - Grandezas e medidas: comprimento

Plano de aula: explorando o mundo do comprimento

Objetivo Geral:
Introduzir aos alunos do Ensino Fundamental I o conceito de comprimento e como medir e comparar distâncias usando unidades de medida padrão.

Objetivos Específicos:

·       Compreender o conceito de comprimento e as unidades de medida comuns (centímetro, metro).

·       Aprender a usar instrumentos de medição, como réguas e fitas métricas.

·       Desenvolver habilidades para comparar comprimentos de diferentes objetos.

·       Aplicar o conhecimento sobre comprimento em situações do cotidiano.

Público-alvo:
Alunos do Ensino Fundamental I.

Duração:
1 hora.

Materiais Necessários:

·       Réguas, fitas métricas.

·       Objetos variados para medir (livros, lápis, cordas).

·       Papel e lápis para anotações.

·       Cartolina e marcadores para criar um gráfico de comparação.

Estrutura da Aula

1. Introdução (10 minutos)

·       Começar com a história de João e Ana para introduzir a importância de medir comprimentos.

·       Discutir com os alunos o que eles já sabem sobre comprimento e unidades de medida.

2. Exploração de Unidades de Medida (10 minutos)

·       Apresentar diferentes unidades de medida de comprimento (centímetro, metro) e quando cada uma é usada.

·       Mostrar como usar uma régua e uma fita métrica.

3. Atividade Prática de Medição (15 minutos)

·       Dividir a classe em pequenos grupos e distribuir objetos variados para medir.

·       Instruir cada grupo a medir os objetos usando réguas ou fitas métricas e anotar os comprimentos.

4. Comparação de Comprimentos (10 minutos)

·       Pedir aos alunos para compararem os comprimentos dos objetos medidos e classificá-los do mais curto ao mais longo.

·       Usar a cartolina e marcadores para criar um gráfico de comparação visual com a turma.

5. Discussão sobre Aplicações no Cotidiano (10 minutos)

·       Conversar sobre como usamos a medição de comprimento em atividades diárias (comprar tecido, instalar prateleiras, etc.).

·       Pedir aos alunos para pensar em exemplos do cotidiano onde medir comprimento é essencial.

6. Encerramento (5 minutos)

·       Revisar os conceitos aprendidos sobre comprimento, unidades de medida e a importância da medição.

·       Encorajar os alunos a observar e medir objetos em casa e compartilhar suas descobertas na próxima aula.

Avaliação

·       Observar a participação dos alunos durante as atividades práticas e a discussão.

·       Avaliar a precisão nas medições realizadas pelos alunos e a compreensão das unidades de medida.

·       Checar o entendimento dos alunos sobre a aplicação dos conceitos de comprimento em situações do cotidiano.

Este plano de aula é projetado para tornar o conceito de comprimento acessível e interessante para os alunos, incentivando a prática e a observação ativa das grandezas e medidas no mundo ao seu redor.

BAIXE O MATERIAL COMPLETO: TEXTO DE APOIO, PLANO DE AULA E SIMULADOS