AULA 12 - Grandezas e Medidas: Massa

Estamos trazendo mais um plano de aula de Matemática para servir de subsídio para professores que atuam no Ensino Fundamental I.

Objetivo Geral:

Introduzir aos alunos do Ensino Fundamental I o conceito de massa, ensinando-os a medir e comparar massas usando unidades de medida padrão.

Objetivos Específicos:

·       Compreender o conceito de massa e suas unidades de medida (gramas e quilogramas).

·       Aprender a usar balanças para medir a massa de objetos e ingredientes.

·       Desenvolver habilidades para comparar massas de diferentes objetos.

·       Aplicar o conhecimento sobre massa em situações do cotidiano, como cozinhar e fazer compras.

Público-alvo:

Alunos do Ensino Fundamental I.

Duração:

1 hora.

Materiais Necessários:

·       Balanças de cozinha.

·       Diversos objetos para medir (frutas, livros, pacotes de alimentos).

·       Ingredientes de cozinha variados (farinha, açúcar, arroz).

·       Fichas de atividades com exercícios de comparação de massa.

Estrutura da Aula

1. Introdução (10 minutos)

·       Apresentar o conceito de massa através de uma história relatable sobre duas crianças preparando um bolo e precisando medir a massa da farinha.

·       Discutir com os alunos suas experiências prévias com balanças e medidas.

2. Unidades de Medida (10 minutos)

·       Explicar as unidades de medida de massa (gramas e quilogramas) e quando usar cada uma.

·       Demonstrar como converter entre essas unidades (ex: 1.000 gramas = 1 quilograma).

3. Atividade Prática com Balanças (15 minutos)

·       Dividir a classe em pequenos grupos e fornecer balanças e objetos variados para medir.

·       Orientar os alunos a medir a massa de cada objeto, anotar os valores e compará-los.

4. Comparando Massas (10 minutos)

·       Realizar uma atividade de comparação onde os alunos devem ordenar os objetos medidos do mais leve para o mais pesado.

·       Discutir as descobertas, destacando como objetos de diferentes tamanhos podem ter massas diferentes.

5. Aplicação no Cotidiano (10 minutos)

·       Conversar sobre como usamos a medição de massa em atividades diárias, como cozinhar e fazer compras.

·       Exemplificar situações do cotidiano onde é importante conhecer a massa dos objetos (por exemplo, limites de peso para bagagens em viagens).

6. Encerramento (5 minutos)

·       Revisar os conceitos aprendidos sobre massa, unidades de medida e a importância da medição precisa.

·       Encorajar os alunos a observar e pensar sobre a massa dos objetos em suas casas e na escola.

Avaliação

·       Observação da participação dos alunos durante as atividades práticas e a discussão para avaliar a compreensão dos conceitos.

·       Avaliação das fichas de atividades para verificar a precisão nas medições e comparações realizadas pelos alunos.

Este plano de aula é projetado para tornar o conceito de massa acessível e interessante para os alunos, incentivando a prática e a observação ativa das grandezas e medidas no mundo ao seu redor.

BAIXE O MATERIAL COMPLETO: TEXTO DE APOIO, PLANO DE AULA E SIMULADOS