Plano de aula 13 - Grandezas e Medidas: Tempo

Hoje trazemos um plano de aula de Matemática pronto para ser editado e adaptado ao contexto escolar dos professores.

Ao final deixamos um link para baixar o plano completo incluindo dois simulados e um texto de apoio.

Plano de Aula: Aventura no Tempo - Medindo Minutos e Horas

Objetivo Geral:
Introduzir aos alunos do Ensino Fundamental I o conceito de tempo, ensinando-os a medir e comparar durações usando unidades de medida padrão como segundos, minutos e horas.

Objetivos Específicos:

·       Compreender o conceito de tempo e suas unidades de medida.

·       Aprender a usar cronômetros e relógios para medir o tempo.

·       Desenvolver habilidades para comparar durações de diferentes atividades.

·       Aplicar o conhecimento sobre tempo em situações do cotidiano.

Público-alvo:
Alunos do Ensino Fundamental I.

Duração:
1 hora.

Materiais Necessários:

·       Cronômetros ou smartphones com aplicativo de cronômetro.

·       Relógios de parede ou relógios de pulso para demonstração.

·       Fichas de atividades com exercícios sobre o tempo.

·       Material para montar um pequeno circuito de obstáculos (opcional).

Estrutura da Aula

1. Introdução (10 minutos)

·       Contar a história de Sofia e Lucas e sua corrida de obstáculos para introduzir o tema do tempo.

·       Discutir com os alunos o que eles já sabem sobre o tempo e suas unidades de medida.

2. Unidades de Medida do Tempo (10 minutos)

·       Explicar as unidades de medida do tempo: segundos, minutos e horas.

·       Demonstrar como ler o tempo em diferentes tipos de relógios (analógico e digital).

3. Prática com Cronômetros (15 minutos)

·       Prática em pequenos grupos: um aluno realiza uma atividade simples (pular em um pé, desenhar um círculo, etc.) enquanto outro mede o tempo com um cronômetro.

·       Anotar os tempos e discutir as diferenças.

4. Comparando Durações (10 minutos)

·       Usar as fichas de atividades para realizar exercícios de comparação de tempo (Qual atividade demora mais? Quanto tempo dura uma atividade em comparação com outra?).

5. Aplicação no Cotidiano (10 minutos)

·       Discutir situações cotidianas em que medimos o tempo (tempo para ir à escola, duração de um filme, tempo de cozimento de alimentos).

·       Pedir aos alunos para dar exemplos de como usam o tempo no dia a dia.

6. Encerramento (5 minutos)

·       Revisar os conceitos aprendidos sobre o tempo e a importância de medir e comparar durações corretamente.

·       Encorajar os alunos a praticar a medição do tempo em casa, usando cronômetros ou relógios.

Avaliação

·       Observação da participação dos alunos durante as atividades práticas e a discussão para avaliar a compreensão dos conceitos.

·       Avaliar as respostas nas fichas de atividades para verificar a compreensão da medição e comparação do tempo.

·       Feedback informal dos alunos sobre o que aprenderam e como veem o uso do tempo em suas vidas.

Este plano de aula é projetado para tornar o conceito de tempo acessível e interessante para os alunos, incentivando a prática e a observação ativa do tempo no mundo ao seu redor, além de promover a aplicação de conhecimentos matemáticos em situações práticas e cotidianas.

BAIXE O MATERIAL COMPLETO: TEXTO DE APOIO, PLANO DE AULA E SIMULADOS