Você é especial pelo que é, não pelo que tem: uma reflexão a partir do livro infantil "A Coruja que Não Sabe de Nada"

No mundo atual, muitas vezes valorizamos mais o "ter" do que o "ser". Essa perspectiva materialista é transmitida às próximas gerações, criando um ciclo difícil de quebrar.

No entanto, a literatura infantil tem se mostrado uma poderosa ferramenta para ensinar valores essenciais. Um exemplo disso é o livro "A Coruja que Não Sabe de Nada", da escritora Caroline Poole.

Esta obra é um convite à reflexão sobre a verdadeira essência do valor pessoal e o poder das amizades.

A história de "A Coruja que Não Sabe de Nada"

Publicado pelo selo Hanoi Kids da Hanoi Editora, "A Coruja que Não Sabe de Nada" narra a aventura de uma pequena coruja em busca de um cordão que acredita ser a fonte de toda a sua sabedoria.

Durante essa jornada, ela é acompanhada por Isa, uma menina apaixonada por leitura. Isa ajuda a coruja a perceber que suas qualidades não estão atreladas a nenhum objeto, mas sim à sua essência.

A escolha da coruja como protagonista é simbólica, pois na mitologia grega, a coruja é vista como um símbolo de conhecimento e sensatez.

A narrativa, ilustrada de forma encantadora por Anna Świetlik-Horodecka, utiliza essa simbologia para transmitir uma mensagem poderosa sobre autoconfiança e valorização das próprias virtudes.

A mensagem central

O ponto alto do livro é quando Isa, em um momento de pura sinceridade, diz à coruja:

"Coruja, eu gostaria que você conseguisse se ver através dos meus olhos. A sua amizade é tão valiosa para mim! Nunca notei o seu cordão, mas eu sempre notei a sua presença."
(A Coruja que Não Sabe de Nada, p. 26)

Essa citação encapsula a mensagem central da obra: o verdadeiro valor de uma pessoa está em quem ela é, não no que possui.

A história reforça a importância de priorizar o crescimento pessoal e as conexões humanas em vez das conquistas materiais.

Relevância na educação infantil

Em uma realidade onde muitos pais enfrentam os apelos dos filhos por não terem o videogame ou o brinquedo de última geração, "A Coruja que Não Sabe de Nada" torna-se uma ferramenta essencial.

Caroline Poole, com sensibilidade e maestria, oferece um recurso valioso para discutir a artificialidade dos objetos e a importância da autoestima e das conexões pessoais.

Sobre a autora e a editora

Caroline Poole se apaixonou pela literatura infantil após se tornar mãe em 2014. Com um MBA e diplomas em Cinema e Educação em Língua Portuguesa e Inglesa, Caroline escreveu seu primeiro livro infantil em 2022, inspirada por sua filha de oito anos.

A Hanoi Editora, fundada em 2017, tem a missão de fortalecer elos entre autores, livros e leitores, promovendo títulos de alto valor nas áreas de filosofia, artes, espiritualidade e desenvolvimento pessoal.

"A Coruja que Não Sabe de Nada" é mais do que um livro infantil; é uma lição de vida que todos, independentemente da idade, podem aprender.

Ao reforçar o poder da amizade e incentivar o senso de autoconfiança, a obra de Caroline Poole oferece uma nova perspectiva, essencial para educar as próximas gerações sobre o verdadeiro valor do "ser" em detrimento do "ter".

Em um mundo cada vez mais materialista, essa narrativa é um farol de esperança e reflexão.

Livro: A Coruja que Não Sabe de Nada
Autora: Caroline Poole