Câmara Debate Implementação da Nova Lei de Valorização dos Profissionais da Educação Básica

Em 16 de janeiro de 2024, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei Nº 14.817, que estabelece diretrizes para a valorização dos profissionais da educação escolar básica pública.

A legislação visa implementar o princípio de valorização conforme previsto na Constituição Federal, trazendo uma série de medidas para aprimorar as condições de trabalho, formação e carreira dos educadores.

Na última quinta-feira, 20 de junho de 2024, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debateu a implementação desta nova lei. O debate foi promovido a pedido da deputada Socorro Neri (PP-AC) e realizado no plenário 10, às 10 horas.

Principais Diretrizes da Lei

A nova lei define que profissionais da educação escolar básica pública incluem tanto docentes quanto aqueles em funções de suporte pedagógico e técnico-administrativo, desde que possuam a formação requerida por lei.

A valorização desses profissionais contempla planos de carreira que incentivem o desenvolvimento profissional, formação continuada para atualização constante, e condições de trabalho que promovam o sucesso do processo educativo.

Planos de Carreira

Os planos de carreira deverão assegurar ingresso por concurso de provas e títulos, organização que permita progressão funcional periódica e requisitos que estimulem o desenvolvimento profissional contínuo.

Entre os critérios para progressão estão titulação, cursos de atualização, avaliação de desempenho, experiência e assiduidade. A lei também prevê incentivos à dedicação exclusiva e define um piso remuneratório conforme o piso salarial nacional.

Formação Continuada

A formação continuada é destacada como essencial, devendo ser promovida pelos sistemas de ensino através de programas permanentes e planejados.

As atividades de formação devem estar alinhadas com as necessidades de qualificação nas diversas áreas de atuação e ser acessíveis a todos os profissionais da mesma rede de ensino.

Condições de Trabalho

A legislação também aborda as condições de trabalho, estabelecendo que o número de alunos por turma deve permitir a devida atenção pedagógica, e o número de turmas por profissional deve ser compatível com a jornada de trabalho.

A lei garante a disponibilidade de recursos didáticos, salubridade do ambiente de trabalho, segurança para o desenvolvimento das atividades profissionais e permissão para o uso do transporte escolar no trajeto entre domicílio e local de trabalho.

Debate na Comissão de Educação

Durante o debate, a deputada Socorro Neri destacou que os principais pontos da lei incluem uma remuneração justa, incentivo à formação e capacitação, adoção de carga horária adequada, medidas de valorização da carreira e oferta de boas condições de trabalho.

"A implementação dessa lei é crucial para a qualidade do ensino e para a criação de um ambiente estimulante para os profissionais da educação. Contudo, o processo de regulamentação e aplicação prática destas diretrizes exige um diálogo aprofundado entre os diversos atores da educação", afirmou a deputada.

Impacto da Lei

A Lei Nº 14.817 representa um avanço significativo na valorização dos profissionais da educação básica pública, buscando garantir melhores condições de trabalho, formação adequada e uma carreira estimulante.

Com isso, espera-se melhorar a qualidade da educação no Brasil e reconhecer a importância dos educadores no desenvolvimento social e educacional do país.

A nova legislação entrou em vigor imediatamente após a sua publicação, revogando dispositivos anteriores e estabelecendo um novo marco para a valorização dos profissionais da educação.

Fontes consultadas