PLANO DE AULA 14 - Grandezas e medidas: noções de dinheiro

Plano de Aula: Aprendendo sobre o Valor do Dinheiro

Objetivo Geral:
Introduzir os alunos do Ensino Fundamental I ao conceito de dinheiro, focando no reconhecimento de moedas e notas, noções de preço, gasto, troco e planejamento de compras.

Objetivos Específicos:

·        Reconhecer diferentes valores de moedas e notas.

·        Compreender o conceito de preço e como comparar preços de diferentes itens.

·        Aprender a calcular o total de uma compra e o troco recebido.

·        Desenvolver habilidades de planejamento de gastos.

Público-alvo:
Alunos do Ensino Fundamental I.

Duração:
1 hora.

Materiais Necessários:

·        Moedas e notas de brinquedo.

·        Imagens ou etiquetas de preço para diversos itens (preferencialmente itens interessantes para as crianças, como doces, brinquedos, livros).

·        Folhas de papel e lápis para anotações e cálculos.

·        Cestas ou sacolas pequenas para simular compras.

Estrutura da Aula

1. Introdução (10 minutos)

·       Contar a história de Marina indo à loja de doces com R$10,00, introduzindo o tema do valor do dinheiro.

·       Discutir com os alunos suas experiências e conhecimentos prévios sobre dinheiro.

2. Reconhecimento de Moedas e Notas (10 minutos)

·       Apresentar diferentes moedas e notas de brinquedo, explicando seus valores.

·       Realizar uma atividade lúdica onde os alunos identificam e agrupam moedas e notas de acordo com seus valores.

3. Noções de Preço e Planejamento de Compras (15 minutos)

·       Distribuir imagens de itens com etiquetas de preço.

·       Pedir aos alunos que escolham itens que gostariam de "comprar" sem ultrapassar um valor determinado (por exemplo, R$10,00), planejando suas compras.

4. Calculando Totais e Troco (15 minutos)

·       Usar as escolhas dos alunos para calcular o total da compra e simular o pagamento com as moedas e notas de brinquedo.

·       Ensinar como calcular o troco, subtraindo o total da compra do valor dado ao "vendedor".

5. Reflexão sobre Gastos (5 minutos)

·       Discutir a importância de planejar gastos e fazer escolhas conscientes para não gastar todo o dinheiro em uma única compra.

·       Reflexão sobre a importância de poupar dinheiro para itens de maior valor ou necessidade.

6. Encerramento (5 minutos)

·       Revisar os conceitos aprendidos sobre o valor do dinheiro, preços, gastos e troco.

·       Encorajar os alunos a praticar o que aprenderam em situações reais, como em compras com a família.

·       Participação e engajamento nas atividades práticas.

·       Compreensão dos valores das moedas e notas demonstrada durante o reconhecimento e as simulações de compra.

·       Habilidade em planejar compras dentro de um orçamento e calcular o troco corretamente.

Este plano de aula visa ensinar conceitos básicos sobre o valor do dinheiro de forma interativa e prática, incentivando as crianças a desenvolverem habilidades financeiras essenciais desde cedo.

BAIXE O MATERIAL COMPLETO: TEXTO DE APOIO, PLANO DE AULA E SIMULADOS