PLANO DE AULA 15 - Grandezas e medidas: uso de unidades de medida convencionais e não convencionais

 


Plano de aula: medindo o mundo ao nosso redor

Objetivo Geral:
Introduzir os alunos do Ensino Fundamental I ao conceito de grandezas e medidas, enfatizando a importância e a utilidade das unidades de medida convencionais e não convencionais.

Objetivos Específicos:

·       Compreender a diferença entre unidades de medida convencionais e não convencionais.

·       Desenvolver habilidades práticas para medir usando ambos os tipos de unidades.

·       Aplicar o conhecimento de medidas em situações do cotidiano.

Público-alvo:
Alunos do Ensino Fundamental I.

Duração:
1 hora e 30 minutos.

Materiais Necessários:

·       Régua, fita métrica e balança.

·       Objetos do cotidiano para medidas não convencionais (pés, mãos, lápis, etc.).

·       Folhas de papel e lápis para anotações.

·       Itens diversos para medir (livros, caixas, brinquedos, etc.).

Estrutura da Aula

1. Introdução (15 minutos)

·       Apresentar a história de Carlos e Ana como uma forma de introduzir o conceito de medidas convencionais e não convencionais.

·       Discutir com os alunos o que eles já sabem sobre medir e por que é importante.

2. Explorando Unidades Convencionais (20 minutos)

·       Explicar o uso de unidades convencionais como metro, litro e quilograma.

·       Demonstrar como usar uma régua, fita métrica e balança para medir comprimento, capacidade e massa, respectivamente.

·       Prática em duplas: medir objetos da sala de aula com unidades convencionais e anotar os resultados.

3. Explorando Unidades Não Convencionais (20 minutos)

·       Introduzir o conceito de unidades não convencionais, como o uso de mãos, pés, ou lápis para medir.

·       Atividade prática em grupos: escolher objetos para medir usando unidades não convencionais escolhidas por eles e comparar as medidas entre os grupos.

4. Comparando Medidas (20 minutos)

·       Discutir as diferenças entre os resultados obtidos com medidas convencionais e não convencionais.

·       Realizar atividades que permitam aos alunos converter suas medidas não convencionais em medidas convencionais, estimando e calculando as diferenças.

5. Aplicação Prática e Reflexão (15 minutos)

·       Propor um desafio de medição que os alunos devem resolver usando tanto unidades convencionais quanto não convencionais.

·       Reflexão em grupo sobre a importância de saber medir e como diferentes situações podem requerer diferentes tipos de medidas.

Avaliação

·       Observação da participação ativa dos alunos nas atividades práticas.

·       Avaliar as anotações dos alunos para verificar a compreensão dos conceitos de medidas convencionais e não convencionais.

·       Discussão em grupo para avaliar o entendimento dos alunos sobre a aplicação das medidas no cotidiano.

Este plano de aula é projetado para ser interativo e prático, incentivando os alunos a explorar o mundo das medidas de uma forma divertida e educativa. Ao alternar entre unidades convencionais e não convencionais, os alunos desenvolvem uma compreensão mais profunda sobre como medir e a importância dessas habilidades na vida diária.

 BAIXE O MATERIAL COMPLETO: TEXTO DE APOIO, PLANO DE AULA E SIMULADOS

Wadson Benfica

Olá! Sou Wadson Benfica, professor e produtor de conteúdo para a web voltados para área educacional.

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem